Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso em Agronomia

Código: 50-519

Carga Horária: 40 horas (Teórica: 10h)  (Prática: 30h)

Créditos: 2

 

Ementa

Projeto de pesquisa individual sob orientação de um docente do Curso de Agronomia, constando de desenvolvimento teórico e prático sobre um tema específico da área de ciências agrárias.

 

Objetivos

Proporcionar ao estudante do Curso de Agronomia uma oportunidade de elaborar e executar um projeto de pesquisa.

Oportunizar ao acadêmico o desenvolvimento de uma pesquisa científica tendo como base os conhecimentos construídos durante o curso e complementados com a investigação no decorrer do trabalho.

 

Conteúdos Curriculares

O trabalho de Graduação é obrigatório para a conclusão do curso de Agronomia, faz parte do currículo pleno do curso. A atividade didática desta disciplina deve ser totalmente do acadêmico, que deve desenvolver pesquisa ou aperfeiçoar, em laboratório ou em forma industrial de projetos, um produto, uma técnica, um processo, um projeto, ou um estudo de caso.

 

Metodologia

Desenvolvimento do projeto elaborado e aprovado por uma banca examinadora composta por dois professores do curso. Nos projetos de pesquisa acadêmica, de maneira bem abrangente, podem ser considerados os seguintes componentes: Tipo de delineamento (bibliográfico, experimental, estudo de caso, etc.); Operacionalização das hipóteses; Amostragem; Técnicas de coleta de dados; Tabulação; Análise dos dados; Forma do relatório. Conforme a extensão, a complexidade e a abrangência da atividade de extensão pode-se estabelecer as possíveis estratégias (ações) que serão utilizadas dentro do programa do evento.

 

Avaliação

A avaliação será resultado da avaliação do trabalho escrito e da apresentação oral do estudante submetido a uma comissão examinadora composta por três membros, podendo ser um avaliador externo à instituição. O produto final do Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser um trabalho completo que deverá ser submetido a publicação em evento da área.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

PEREIRA, José Matias. Manual de metodologia da pesquisa científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BECKER, F. et al. Apresentação de Trabalhos Escolares. 13. ed. Porto Alegre: Multilivro, 1993.

FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

LUCKESI, Cipriano; LUCKESI, Cipriano et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 10. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

SALVADOR, César Coll. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 1994.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996.