Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: Tópicos Especiais em Agronomia I

Código: 50-517

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h)  (Prática: 10h)  

Número de Créditos: 02

 

EMENTA

Avanços tecnológicos na produção vegetal.

 

OBJETIVOS

- Conhecer as novas tecnologias agrícolas;

- Discutir as atualidades em produção vegetal;

- Proporcionar o entendimento de que as novas tecnologias vieram para viabilizar resultados favoráveis e aumentar significativamente a produção de alimentos, fibras e energia de origem vegetal.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1- Modernização tecnológica na agricultura;

UNIDADE DE ENSINO 2- Novas tecnologias e avanços para as plantações;

UNIDADE DE ENSINO 3- A ciência de dados e a inovação digital que permitem melhorar, de maneira sustentável, a eficiência das operações e, ao mesmo tempo, capacitam os agricultores a tomar melhores decisões;

UNIDADE DE ENSINO 4- Uso de drones na agricultura;

UNIDADE DE ENSINO 5- Realidade aumentada;

UNIDADE DE ENSINO 6- Agricultura 4.0;

UNIDADE DE ENSINO 7- Agricultura 5.0.

UNIDADE DE ENSINO 8- Inteligência Artificial.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios e produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso e relatórios.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média parcial (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatório de atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SCHWAB, Klaus; DAVIS, N. Aplicando a quarta revolução industrial. Tradutor Daniel Moreira Miranda. EDIPRO, São Paulo, 2018.

PRUDKIN, G., BREUNIG, F. M. (Organizadores). Drones e Ciência Teoria e aplicações metodológicas Volume I. FACOS-UFSM, 2019.

RANGEL, S. C. Drones: a tecnologia disruptiva das aeronaves remotamente pilotadas. Chiado Books, 2019.

Molin, J. P., Do Amaral, L. R., Colaço, A. F. Agricultura de precisão. Oficina de textos, 2015.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LOCH, Carlos. Monitoramento global integrado de propriedades rurais: a nível municipal, utilizando técnicas de sensoriamento remoto. Florianópolis: EdUFSC, 1990. 136 p.

NOVO, Evlyn Márcia Leão de Moraes. Sensoriamento remoto: princípios e aplicações. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2002. xvi, 308 p.

 SILVA, Ardemirio de Barros. Sistemas de informações georreferenciadas: conceitos e fundamentos. Campinas: Unicamp, 2003. 236 p.  

TEIXEIRA, Amândio Luís de Almeida; CHRISTOFOLETTI, Antônio. Sistemas de informação geográfica: (dicionário ilustrado). São Paulo: Hucitec, 1997. 244 p.

FLORENZANO, Teresa Gallotti. Imagens de satélite para estudos ambientais. São Paulo: Oficina de Textos, 2002. Caderno de cartografia 97 p.