Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: Estágio Prático Profissional em Agronomia A

Código: 50-515

Carga Horária: 260 h (Teórica: 0h)  (Prática: 260h)

Créditos: 13

 

EMENTA

Desenvolvimento de atividades práticas em empresas agrícolas prestadores de serviços para o meio rural, cooperativas agrícolas, instituições públicas ou privadas dedicadas à pesquisa agrícola ou extensão rural, prefeituras e demais instituições que desenvolvam atividades em áreas afins ao currículo do Curso.

 

OBJETIVOS:

Possibilitar ao acadêmico de Agronomia uma vivência da realidade em que atuará, propiciando oportunidade para aplicação dos conhecimentos adquiridos, propondo o fundamental confronto entre teoria e prática já operacionalizado nos estágios parciais, permitindo ao acadêmico, aos seus mestres, avaliar o real proposto para o exercício profissional.

O objetivo do estágio obrigatório é articular as competências adquiridas durante o curso com o contato do acadêmico com situações, contextos e instituições, que permitem que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais. O estágio realizado em outras instituições também contribuirá com o desenvolvimento das habilidades e competências do profissional.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

De acordo com as normas de avaliação da Prática Profissional, regulamentada através de um manual de estágio.

 

 

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será efetuada por meio de um relatório das atividades desenvolvidas durante o estágio, bem como sua fundamentação teórica, podendo abranger a crítica dos procedimentos acompanhados segundo referencial teórico-prático desenvolvido no decorrer do curso. O referido Relatório deverá ser apresentado a uma banca de três docentes indicados pela supervisão do Estágio, sendo obrigatória a presença do Orientador nesta composição. Caberá a Coordenação, com sua congregação do curso a proposição de um manual que regerá o processo de Estágio Prático em Agronomia A e submetê-lo a apreciação dos conselhos superiores. Caberá ao Orientador de estágio, indicado pela Comissão Supervisora segundo sua compatibilidade com a área escolhida para estágio, elaborar o plano de Estágio e acompanhar seu desenvolvimento e elaboração do relatório final.  O aluno estará apto para a realização do estágio quando estiver matriculado no último semestre do curso (10º). O Estágio Prático Profissional será realizado em empresas agrícolas prestadoras de serviço para o meio rural; cooperativas agrícolas; instituições públicas ou privadas dedicadas à pesquisa agrícola ou extensão; Prefeituras e demais instituições que desenvolvam atividades em áreas afins ao currículo do curso de Agronomia. Caberá à supervisão de estágio estabelecer um banco de Estágio, onde mapear-se-á as possibilidades de estágio e as áreas oferecidas na região, permitindo-se ao acadêmico sugerir instituições para exame da supervisão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GRAY, D.E. Pesquisa no mundo real. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

KOLLER, S.H.; COUTO, M. P. de P.; HOHENDORFF, J. V. (Org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014.

SAMPIERI, R.H.; COLLADO, C.F.; LUCIO, M.P.B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

  

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BELL, J. Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. 4. ed. Porto Alegre: Penso, 2008.

CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2010.

FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2012.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.