Departamento de Ciências Agrárias Disciplina: Entomologia Agrícola Código: 50-416 Carga Horária: 80 h (Teórica: 60h) (Prática: 20h) Créditos: 04
EMENTA Princípios básicos da entomologia, classificação dos insetos de interesse agrícola, anatomia dos insetos e ecologia dos insetos. Importância das pragas nas culturas agrícolas, conhecendo sua descrição, biologia, danos e controle com ênfase no Manejo Integrado de Pragas.
OBJETIVOS Proporcionar ao aluno do Curso de Agronomia o conhecimento da classe insecta, suas ordens, anatomia, fisiologia e ecologia, bem como principais pragas agrícolas e seu controle. O aluno deverá adquirir conhecimento para: - Reconhecer as classes do Filo Arthropoda e ordens da classe insecta e principais pragas agrícola. - Conhecer a morfologia interna, externa e fisiologia dos insetos. - Entender a reprodução e desenvolvimento dos insetos. - Estabelecer a relações entre os insetos e o meio ambiente. - Compreender as técnicas do manejo integrado de pragas (MIP) e métodos de controle. - Entender a biologia e prejuízos das principais pragas agrícolas.
CONTEÚDOS CURRICULARES Unidade de Ensino I Bases e técnicas da entomologia - Os insetos e o mundo animal - Definição e divisão da Entomologia. - Coleta, Montagem e Conservação de Insetos. - Diferenciação da classe insecta dos demais artrópodes. - Ordens de importância agrícola - Morfologia Externa, Anatomia Interna e Fisiologia - Reprodução e Desenvolvimento dos Insetos.
Unidade de Ensino II Relações Interespecíficas - Relação Inseto – Planta - Ecologia dos Insetos - Insetos Úteis
Unidade de Ensino III Manejo de Insetos - Pragas - Princípios e técnicas do Manejo Integrado de Pragas - Métodos de controle e supressão de insetos pragas - Toxicologia e Controle Químico de Insetos - Importância, biologia, danos e controle dos inseto praga das principais culturas agrícolas: Arroz, Milho, Soja, Feijoeiro,Trigo, Sorgo, Florestais, Frutíferas, Hortícolas, Ornamentais e Produtos Armazenados. - Tendências e novas tecnologias e ferramentas no manejo de insetos.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas utilizarão diferentes técnicas: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos) e metodologias ativas e sócio-interacionista (professor atuando como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, softwares, aplicativos), laboratório de informática e entomologia agrícola, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe), aulas no campo e visitas técnicas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios, produção de vídeos, aula invertida. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso, atividades de laboratório e relatórios.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da média final da disciplina (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); elaboração deum insetário, relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA BASSO, C. J. Manual de identificação das principais pragas, doenças e algumas deficiências nutricionais na cultura do algodoeiro, da soja e do milho. Frederico Westphalen: Grafimax, 2009. COSTA, Ervandil Correa et al. Entomologia florestal. 2. ed. Santa Maria: UFSM, 2011. GALLO, D.; NAKANO, O.; SILVEIRA N. S.; CARVALHO, R. P. L. Manual de entomologia agrícola. 2. ed. São Paulo: Livroceres, 1988. GULLAN, P. J.; CRANSTON, P. S. Os Insetos - Um Resumo de Entomologia. Roca, 2012. ZAMBOLIN, L.; PICANÇO, M. C.; SILVA, A. A.; FERREIRA, L.; FERREIRA,F. A. Produtos Fitossanitários. 1. Ed. Lavras, Departamento de Fitopatologia – UFV, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CAMPANHOLA, Clayton; BETTIOL, Wagner (Coord.). Métodos alternativos de controle fitossanitário. Jaguariúna: Embrapa Clima Temperado, 2003. FERRAZ, S.; FREITAS, L. G.; LOPES, E. A.; DIAS-ARIEIRA, C. R. Manejo sustentável de fitonematoides. Viçosa - MG, Ed: UFV, 306 p. 2010. PACHECO, Ivânia Athié; PAULA, Dalmo Cesar de. Insetos de grãos armazenados: identificação e biologia. Campinas: Fundação Cargill, 1995. PARRA, José Roberto Postali (Coord.). Controle biológico no Brasil: parasitoides e predadores. Barueri: Manole, 2002. PARRA, J. R. P.; ZUCCHI, R. A. (Ed.). Trichogramma e o controle biológico aplicado: Editores José Roberto Postali Parra, Roberto Antônio Zucchi. Piracicaba: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, 1997. VILELA, Evaldo F (Ed.). Histórico e impacto das pragas introduzidas no Brasil. Ribeirão Preto: Holos, 2001.
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