Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Engenharia e Ciência da Computação

Disciplina: Desenho Assistido por Computador Aplicado à Agronomia

Código: 30-1023

Carga Horária: 40h (Teórica: 10h)  (Prática: 30h)

Créditos: 02

 

EMENTA

Introdução as regras de desenho e sua aplicação de forma manual. Introdução aos recursos de informática para projeto. Apresentação do software; Comandos e funções básicas; Recursos gerais.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa proporcionar ao aluno os conhecimentos necessários para interpretar e desenvolver projetos simplificados relacionados a sua área de formação.

Proporcionar os conhecimentos necessários para o uso de sistemas informatizados para realizar projetos auxiliados por computador-CAD, utilizando ferramentas específicas, com recursos de detalhamentos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Introdução das regras básicas de desenho para desenvolvimento de projetos.

Aplicação prática de desenhos através de recursos manuais para a contextualização e compreensão das regras de desenho para desenvolvimento de projetos.

Introdução ao projeto com o uso do computador: Histórico; Softwares; Hardwares.

Apresentação do software: Conceitos e características gerais; Hardware necessário; Instalação; Configuração inicial.

Funções básicas: Geração de desenhos; Comandos básicos de desenho; Armazenamento de desenhos.

Recursos gerais: Modelagem de desenhos de duas dimensões; Comandos de desenho e edição; Impressão de desenhos via plotter; Impressão de desenho via impressora; Impressão de desenhos via arquivos de dados.

Funções: Funções de construção; Funções de edição; Funções transparentes; Filtros de edição; Funções de textos; Pacotes de funções.

Comandos avançados de desenho: Dimensionamento; Modos de contagem; Alterações dos modos; Padronização dos sistemas para ABNT; Controle de variáveis de dimensionamento.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias:

- a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos);

- a ativa;

- a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), laboratórios, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe).

Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10 horas, que poderão ser, conforme a necessidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios de desenhos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios desenhos.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas);

Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da média final da disciplina (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatórios de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais).

As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BALDAM, R. de L.; COSTA, L. AutoCAD 2011: utilizando totalmente. 1. ed. São Paulo: Érica, 2010.

SILVA, Arlindo et al. Desenho técnico moderno. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

SPECK, H. J.; PEIXOTO, V. V. Manual básico de desenho técnico. 6.ed. Florianópolis: UFSC, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FRENCH, T. E.; VIERCK, C. J.; ESTEVES, E. R. (Trad.). Desenho técnico e tecnologia gráfica. 2. ed. São Paulo: Globo, 2013.

CUNHA, L. V. da. Desenho técnico. 13. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

MANFÉ, G.; et al. Manual de Desenho Técnico Mecânico. Volumes 1, 2 e 3, traduzido por C. A. Lauand, Hemus – Livraria Editora Ltda, 1977.

KATORI, R. AutoCAD 2011: projetos em 2D. São Paulo: Senac, 2010.

PEREIRA, Milton Fischer. Construções rurais. São Paulo: Nobel, 2009.