Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA I-A

Código: 80-268

Carga Horária Total: 60h

Carga Horária Teórica: 60h

Número de Créditos: 04

 

1) EMENTA

Leitura, informação e conhecimento. O texto e os paradigmas da comunicação verbal. Compreensão e interpretação de diferentes gêneros textuais sob os aspectos semânticos, mosfossintáticos, pragmáticos e discursivos. Produção textual oral e escrita.

 

2) OBJETIVO

Desenvolver habilidades e competências de:

  • Leitura em todos os níveis (compreensão, interpretação e crítica) de textos correspondentes aos gêneros textuais que circulam socialmente.
  • Práticas relativas às estratégias e técnicas de leitura e escrita.
  • Expressão oral e escrita.
  • Uso da linguagem oral e escrita na dinâmica das relações interativo-comunicativas.

 

3) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 Leitura: estratégias cognitivas e metacognitivas

1.1 Ativação de conhecimento prévio e seleção de informações;

1.2 Antecipação de informações;

1.3 Realização de inferências;

1.4 Verificação de informações no texto;

1.5 Articulação de índices textuais e contextuais.

 

2 O texto e os paradigmas da comunicação verbal

2.1 Completude;

2.2 Unidade;

2.3 Referência;

2.4 Expansão;

2.5 Coerência;

2.6 Coesão;

2.7 Informatividade;

2.8 Intertextualidade.

 

3 Compreensão leitora, interpretação, posicionamento crítico e aprendizagem significativa

4 Texto e contexto: aspectos semânticos, morfossintáticos, pragmáticos e discursivos

5 Prática da produção textual oral e escrita

6 Discursividade: o dito, o não dito, o modo de enunciação, a compreensão e a interpretação

7 Avaliação, segundo pressupostos da comunicação verbal

 

4) METODOLOGIA

Práticas pedagógicas que visem à funcionalidade do sistema linguístico:

  • aulas expositivo-dialogadas;
  • práticas de leitura e análise textual;
  • análise dos aspectos específicos aos gêneros textuais que circulam socialmente;
  • produção de textos orais e escritos;
  • trabalhos individuais e em grupo;
  • seminários temáticos e dirigidos.

 

5) AVALIAÇÃO

A avaliação terá um caráter de diagnóstico das dificuldades e de assessoramento de superação das mesmas e será realizada através de:

  • leitura e análise de textos;
  • produções de textos orais e escritos;
  • trabalhos avaliativos ao longo do semestre.

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

NUNO, HENRIQUE. Interpretação de texto – teoria e questões. São Paulo: Editora Ferreira, 2012.

ANTUNES, Irandé. Análise de texto: fundamentos e práticas. São Paulo: Ed. Parábola, 2010.

VOESE, Ingo. Análise do discurso e o ensino da Língua Portuguesa. São Paulo: Cortez, 2004.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LIBERATO, Yara; FULGÊNCIO, Lúcia. É possível facilitar a leitura. São Paulo: Ed. Contexto, 2011.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7 ed. Campinas, SP: Pontes, 2000.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: constituição de práticas sociais. São Paulo: Cortez, 2003.

SANCHEZ, Miguel Emílio. Compreensão de textos: dificuldades e ajudas. (trad. Ernani Rosa). Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.