Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Disciplina: CONSTRUÇÕES RURAIS A

Código: 50-338

Carga horária: 30h

Créditos: 02

 

 

1 EMENTA

Estudo dos diversos materiais de construção civil aplicados nas construções rurais. Concreto armado aplicado na construção rural. Estudo das diversas técnicas de construção civil aplicadas na construção rural. Roteiro básico para a elaboração do projeto arquitetônico completo de uma instalação rural. Modelos de instalações para fins rurais.

 

 

2 OBJETIVO(S)

Proporcionar ao aluno do Curso de Agronomia o conhecimento necessário para a sua formação a respeito da área de construções rurais.

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

 

UNIDADE 1 - ESTUDO DOS DIVERSOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL APLICADOS NAS CONSTRUÇÕES RURAIS

1.1 - Aglomerantes.

1.2 - Agregados.

1.3 - Argamassas.

1.4 - Concretos.

1.5 - Pedras Naturais.

1.6 - Materiais cerâmicos.

1.7 - Materiais cimentados.

1.8 - Madeiras.

1.9 - Materiais metálicos.

1.10- Outros materiais alternativos.

 

UNIDADE 2 - ESTUDO DAS DIVERSAS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL APLICADAS NA CONSTRUÇÃO RURAL.

2.1 - Fundações, alicerces, cintamentos, impermeabilização.

2.2 - Paredes, esquadrias.

2.3 - Telhados, tetos.

2.4 - Contrapisos, pisos.

2.5 - Revestimentos.

 

UNIDADE 3 - ROTEIRO BÁSICO PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO ARQUITETÔNICO COMPLETO DE UMA INSTALAÇÃO RURAL.

3.1 - Levantamento de dados técnicos.

3.2 - Elaboração do anteprojeto.

3.2.1 - Desenhos.

3.2.2 - Descrição.

3.2.3 - Orçamento.

3.3 - Elaboração do projeto arquitetônico definitivo.

3.3.1 - Desenhos.

3.3.2 - Memorial descritivo.

3.3.3 - Orçamento, cronogramas.

 

UNIDADE 4 - MODELOS DE INSTALAÇÕES PARA FINS RURAIS.

4.1 - Abrigos, depósitos E armazenamento.

4.2 - Instalações para criações zootécnicas e complementares.

4.3 - Instalações agrícolas em geral e obras de infraestrutura interna.

 

 

4 METODOLOGIA

  Os conteúdos serão desenvolvidos através de explanações precedendo cada etapa prática, consulta bibliográficas, seminários e do próprio projeto da  edificação e seu entorno. Os alunos proporão alternativas e selecionarão soluções  para os problemas apresentados, sempre com a orientação e assessoramento do  professor. Os trabalhos são individuais com exceção das etapas iniciais de fundamentação e levantamento de dados.

 

 

5 AVALIAÇÃO

Desenvolvimento de trabalho em aula e apresentação do projeto final. A avaliação constituir-se-á em um processo quantitativo e qualitativo de forma a avaliar o processo de desenvolvimento individual e/ou coletivo do aprendizado do  acadêmico  ao  longo  do  semestre  observando  sua evolução, participação e crescimento.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BAÊTA, Fernando da Costa; SOUZA, Cecília de Fátima. Ambiência em edificações rurais: conforto animal. 2. ed. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2010.

BAUER, L. A. Falcão (Coord.). Materiais de construção. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

FABICHAK, Irineu. Pequenas construções rurais. 5. ed. São Paulo: Nobel, 2000.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AZEREDO, H. A. de. O edifício até sua cobertura. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.

MEHTA, P. Kumar; MONTEIRO, Paulo J. M. Concreto: microestrutura, propriedades e materiais. São Paulo: IBRACON, 2008.

MOLITERNO, Antônio. Caderno de projetos de telhados em estruturas de madeira. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1999.

MOLITERNO, A. Projetos de telhados em estruturas de madeira. 2 ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1999.

PFEIL, Walter. Estruturas de madeira. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1994.