Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Disciplina: USO DE RESÍDUOS AGRÍCOLAS

Código: 50-334

Carga horária: 30h

Créditos: 02

 

 

1 EMENTA

Classificação de resíduos segundo a ABNT. Principais resíduos agrícolas. Processo de caracterização dos resíduos agrícolas. Impactos ambientais. Reciclagem de resíduos na agricultura.

 

2 OBJETIVO(S)

Proporcionar ao aluno do Curso de Agronomia o conhecimento necessário para a sua formação a respeito do uso e manejo dos principais resíduos agrícolas respeitando-se as suas características e o respeito aos sistemas naturais.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

1. Classificação de resíduos segundo a ABNT. Resíduos classe I. Perigosos. Resíduos classe II. Não inertes. Resíduos classe III. Inertes

 

2. O uso agrícola de resíduos. Definições, classificação de resíduos para uso agrícola. Resíduos derivados da atividade agrícola.

 

3. Parâmetros de caracterização de resíduos. Umidade, pH, acidez/ alcalinidade, poder de neutralização, matéria orgânica total, carbono orgânico, DBO, DQO, teores de macro e micronutrientes, teores de elementos potencialmente tóxicos. Salinidade. Relações C/N e C/P.

 

4. Tratamento de resíduos líquidos: Sistemas de tratamento de efluentes líquidos: Tratamento primário, secundário e terciário. Aspectos a serem considerados no uso agrícola de resíduos líquidos. Taxa de aplicação e sua relação com a lixiviação de elementos no solo. Tratamento de dejetos de animais.

 

5. Tratamento de resíduos sólidos: Gerenciamento e classificação de resíduos sólidos. Sistemas de tratamento e reciclagem de resíduos sólidos. Aspectos a serem considerados no uso agrícola de resíduos sólidos de origem animal e vegetal.

6. DIREITOS HUMANOS, DEMOCRACIA E CIDADANIA.

 

4 METODOLOGIA

Aulas expositivas, dialogadas, trabalhos em pequenos grupos, seminários, leituras individuais e resenhas.

 

5 AVALIAÇÃO

Provas teóricas; Provas práticas; Participação nos seminários como expositor; Elaboração de trabalhos sobre uma das temáticas desenvolvida.

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

VON SPERLING, M. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 2. ed. Belo Horizonte: DESA/UFMG, 1996.

SÁNCHEZ, Luis Enrique. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

SANTOS, Maria Cristina dos; TOPAN, Cláudia Saldanha de Oliveira; LIMA, Ellen Kathilen Rabelo. Lixo: curiosidades e conceitos. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2002.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

VON SPERLING, M. Lagoas de Estabilização. Belo Horizonte: DESA/UFMG, 2000.

CAIRNCROSS, F. Meio ambiente: custos e benefícios. São Paulo: Nobel, 1992.

IMHOFF, K. R. e IMHOFF, K. Manual de tratamento de águas residuárias. São Paulo: Edgar Blücher Ltda, 1986.

VON SPERLING, M. Princípios Básicos de Tratamento de Esgotos. Belo Horizonte: DESA/UFMG, 1997.

TORNISIELO-TAUK, Sâmia Maria; GOBBI, Nivar (Org.); FOWLER, Harold Gordon (Org.). Análise ambiental: uma visão multiDisciplinar. 2. ed. São Paulo: UNESP, 1995.