Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Disciplina: FÍSICA GÊNESE MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DO SOLO

Código: 50-322

Carga Horária: 75h

Créditos: 05

 

 

1 EMENTA

Introdução à ciência do solo, composição do solo, características químicas, físicas e biológicas do solo. Gênese, morfologia e classificação dos solos.

 

 

2 OBJETIVO(S)

Proporcionar ao aluno do Curso de Agronomia o conhecimento necessário para a sua formação a respeito da física, gênese e morfologia do solo.

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

1 Introdução à ciência do solo.

1.1 Conceito de solo.

1.2 Importância do estudo do solo.

 

2 Composição do solo.

2.1 Fase sólida.

2.2 Fase líquida.

2.3 Fase gasosa.

 

3 Características químicas do solo.

3.1 Sistema coloidal do solo.

3.1.1 Conceito e classificação.

3.1.2 Absorção e troca de íons.

3.1.3 Bases trocáveis, acidez potencial e acidez ativa e capacidade de troca de cátions.

3.2 Matéria orgânica do solo.

3.2.1 Decomposição, propriedades, distribuição e distribuição em relação aos fatores ambientais

 

4 Características físicas do solo

4.1 Textura.  

4.1.1 Conceito e classificação.  

4.1.2 Determinação da textura.

4.1.3 Relação com outras propriedades do solo.

4.2 Estrutura.

4.2.1 Conceito, gênese e classificação.

4.2.2 Relação com outras propriedades do solo.

4.3 Densidade de partícula.

4.3.1 Conceito, determinação e importância.

4.4 Densidade do solo.

4.4.1 Conceito, determinação e importância.

4.5 Porosidade.

4.5.1 Conceito, determinação e importância.

4.6 Consistência do solo.

4.6.1 Conceitos e formas.

4.6.2 Importância.

 

5 Morfologia do solo.

5.1 Horizonte pedogênico.

5.2 Características morfológicas.

5.3 Descrição do perfil do solo.

 

6 Noções de classificação e mapeamento de solos.

 

 

4 METODOLOGIA

Aulas  expositivas  e  dialogadas  com  textos  constantes  na  bibliografia indicada  e  artigos  científicos  sugeridos,  com  possível  utilização  de  recursos  tecnológicos.  Desenvolvimento  de aulas práticas.

 

 

 5 AVALIAÇÃO

A avaliação será feita com base nos objetivos da Disciplina ao longo do semestre serão desenvolvidos exercícios de caráter avaliativo. A  avaliação  constituir-se-á em um processo quantitativo e qualitativo de forma a avaliar o processo de desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre observando sua evolução, participação e crescimento.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema brasileiro de classificação de solos. 3 ed. Rio de Janeiro: EMBRAPA, 2013.

KLEIN, V. A. Física  do Solo. 2. ed. Passo Fundo: Ediupf, 2012.

STRECK, E.V.; KÄMPF, N.; DALMOLIN, R.S.D.; KLAMT, E.; NASCIMENTO, P.C.; SCHNEIDER, P. Solos do Rio Grande do Sul. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2008.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ERNANI, P. R. Química do solo e disponibilidade de nutrientes. Lages: P.R. Ernani, 2008.

LUCHESE, E. B.; FAVERO, L. O. B.; LENZI, E. Fundamentos da química do solo: teoria e prática. 2. ed. Rio de Janeiro: F. Bastos, 2002

PREVEDELLO, C. L. Física do solo. Curitiba: SAEAFS, 1996.

PRIMAVESI, A. Manejo ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais. 9. ed. São Paulo: Nobel.

LEPSCH, I. F. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos,

2002.