DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Disciplina: FÍSICA GÊNESE MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DO SOLO Carga Horária: 75h Créditos: 05
1 EMENTA Introdução à ciência do solo, composição do solo, características químicas, físicas e biológicas do solo. Gênese, morfologia e classificação dos solos.
2 OBJETIVO(S) Proporcionar ao aluno do Curso de Agronomia o conhecimento necessário para a sua formação a respeito da física, gênese e morfologia do solo.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES 1 Introdução à ciência do solo. 1.1 Conceito de solo. 1.2 Importância do estudo do solo.
2 Composição do solo. 2.1 Fase sólida. 2.2 Fase líquida. 2.3 Fase gasosa.
3 Características químicas do solo. 3.1 Sistema coloidal do solo. 3.1.1 Conceito e classificação. 3.1.2 Absorção e troca de íons. 3.1.3 Bases trocáveis, acidez potencial e acidez ativa e capacidade de troca de cátions. 3.2 Matéria orgânica do solo. 3.2.1 Decomposição, propriedades, distribuição e distribuição em relação aos fatores ambientais
4 Características físicas do solo 4.1 Textura. 4.1.1 Conceito e classificação. 4.1.2 Determinação da textura. 4.1.3 Relação com outras propriedades do solo. 4.2 Estrutura. 4.2.1 Conceito, gênese e classificação. 4.2.2 Relação com outras propriedades do solo. 4.3 Densidade de partícula. 4.3.1 Conceito, determinação e importância. 4.4 Densidade do solo. 4.4.1 Conceito, determinação e importância. 4.5 Porosidade. 4.5.1 Conceito, determinação e importância. 4.6 Consistência do solo. 4.6.1 Conceitos e formas. 4.6.2 Importância.
5 Morfologia do solo. 5.1 Horizonte pedogênico. 5.2 Características morfológicas. 5.3 Descrição do perfil do solo.
6 Noções de classificação e mapeamento de solos.
4 METODOLOGIA Aulas expositivas e dialogadas com textos constantes na bibliografia indicada e artigos científicos sugeridos, com possível utilização de recursos tecnológicos. Desenvolvimento de aulas práticas.
5 AVALIAÇÃO A avaliação será feita com base nos objetivos da Disciplina ao longo do semestre serão desenvolvidos exercícios de caráter avaliativo. A avaliação constituir-se-á em um processo quantitativo e qualitativo de forma a avaliar o processo de desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre observando sua evolução, participação e crescimento.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema brasileiro de classificação de solos. 3 ed. Rio de Janeiro: EMBRAPA, 2013. KLEIN, V. A. Física do Solo. 2. ed. Passo Fundo: Ediupf, 2012. STRECK, E.V.; KÄMPF, N.; DALMOLIN, R.S.D.; KLAMT, E.; NASCIMENTO, P.C.; SCHNEIDER, P. Solos do Rio Grande do Sul. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2008.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ERNANI, P. R. Química do solo e disponibilidade de nutrientes. Lages: P.R. Ernani, 2008. LUCHESE, E. B.; FAVERO, L. O. B.; LENZI, E. Fundamentos da química do solo: teoria e prática. 2. ed. Rio de Janeiro: F. Bastos, 2002 PREVEDELLO, C. L. Física do solo. Curitiba: SAEAFS, 1996. PRIMAVESI, A. Manejo ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais. 9. ed. São Paulo: Nobel. LEPSCH, I. F. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2002.
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