Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Disciplina: SILVICULTURA

Código: 50-245

Carga Horária: 30h

Créditos: 02

 

 

1 EMENTA

Espécies arbóreas, sua importância econômica e influência no meio ambiente; princípios de dendrologia e dendrometria. Cultivo e manejo destas espécies.

 

 

2 OBJETIVO(S)

Desenvolver atividades relativas à produção de sementes, mudas, bem como a formação e condução de povoamentos florestais.

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

1 Introdução à silvicultura.

1.1 Importância econômica, social e ecológica de florestas.

1.2 Situação Florestal do Brasil e do Rio Grande do Sul.

2 Produção de sementes florestais.

2.1 Estrutura e maturação das sementes.

2.2 Árvores matrizes: características.

2.3 Obtenção, área de coleta e produção de sementes,

2.4 Germinação e dormência de sementes.

2.5 Produção de sementes melhoradas,

2.6 Armazenamento e beneficiamento.

3 Viveiros florestais.

3.1 Definição e tipos.

3.2 Instalação de viveiros.

3.2.1 Escolha do local.

3.2.2 Divisão do espaço físico.

3.2.3 Construções no viveiro.

3.3 Produção de mudas.

3.3.1 Canteiros e sementeiras.

3.3.2 Recipientes para mudas.

3.3.3 Semeadura.

3.3.4 Cuidados após a semeadura.

3.3.5 Repicagem de mudas.

3.3.6 Pragas e doenças dos viveiros.

4 Formação de florestas.

4.1 Objetivos da formação de florestas.

4.2 Plantio de espécies nativas e exóticas.

4.3 Replantio de florestas.

4.4 Tratos culturais das florestas.

4.5 Noções de manejo e regeneração das florestas.

5 Dendrologia e dendrometria: DAP, altura, volume, fator de forma, área basal, cubagem.

 

 

4 METODOLOGIA

A Disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas (laboratórios, fazenda escola e outros), com recursos audiovisuais (vídeo, multimídia, retroprojetor), seminários, apresentação de trabalhos, discussões em grupos.

 

 

5 AVALIAÇÃO

Serão realizadas provas acumulativas e trabalhos individuais de caráter avaliativo. A avaliação constituir-se-á em um processo quantitativo e qualitativo de forma a avaliar o processo de desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre observando sua evolução, participação e crescimento.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LORENZI, Harri. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil. 3. ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2000.

RAMPAZZO, Sônia. Reflorestamento em pequenas propriedades rurais: o caso do Alto Uruguai-RS. Erechim, RS: EdiFAPES, 2001.

SOARES, C. P. B. et al. Dendrometria e Inventário Florestal. Viçosa. Editora UFV, 2011.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BELING, Romar Rudolfo; JUNGBLUT, Guido (Trad.). Anuário brasileiro da silvicultur. Santa Cruz do Sul: Gazeta Santa Cruz, 2008.

FERRON, Roberto Magnos. Reflorestamento: orientações técnicas. Erechim, RS: Conflora, 2001.

PAIVA, Haroldo Nogueira de; JACOVINE, Laércio Antônio Gonçalves; RIBEIRO, Genésio Tâmara; TRINDADE, Celso; VIEIRA, Emerson de Assis (Coord.). Cultivo de eucalipto em propriedades rurais. Viçosa, MG: Aprenda Fácil, 2001.

RIZZINI, Carlos Toledo. Árvores e madeiras úteis do Brasil: manual de dendrologia brasileira. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1978.

RODRIGUES, Ricardo Ribeiro, LEITÃO-FILHO, Hermódenes Freitas (Orgs.). Matas ciliares: conservação e recuperação. São Paulo: Edusp, 2000.