Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: TECNOLOGIA PÓS-COLHEITA II

Código: 50-236

Carga Horária: 60h

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Aspectos relacionados às principais pragas dos grãos armazenados, sua biologia e métodos de controle (MIP). Principais fungos de pós-colheita e micotoxinas. Fatores de acidentes em unidades de pós-colheita, beneficiamento, padrões de comercialização e expedição.

 

2 OBJETIVO(S)

Possibilitar que o acadêmico conheça as principais pragas que atacam os produtos agrícolas, as condições próprias para a ocorrência e os danos diretos e indiretos causados pela sua presença. Estudar os principais fungos de armazenagem, fatores que favorecem a ocorrência, importância, métodos de minimizar o desenvolvimento e importância das micotoxinas produzidas. Saber quais são os principais fatores de acidentes em unidades de beneficiamento e processamento. Conhecer as principais etapas do beneficiamento, os padrões para comercialização e o processo de expedição.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

1 Importância das pragas;

2 Danos diretos e indiretos;

3 Insetos (principais insetos pragas, biologia, fatores que favorecem o desenvolvimento, danos, métodos de controle, MIP, aspectos construtivos, etc.);

4 Roedores (principais roedores, biologia, fatores que favorecem o desenvolvimento, danos, métodos de controle, MIP, aspectos construtivos, etc.);

5 Ácaros e pássaros (importância, biologia, danos, métodos de controle, MIP, aspectos construtivos, etc.);

6 Fungos de pós-colheita (principais fungos, importância, fatores que favorecem o desenvolvimento, danos, controle, micotoxinas, etc.);

7 Fatores de acidentes em unidades de beneficiamento e processamento;

8 Beneficiamento (importância, equipamentos, etc.);

9 Padrões de comercialização;

10 Expedição.

 

4 METODOLOGIA

As aulas ministradas serão expositivas, explicativas e dialogadas. O material  usado para o desenvolvimento das mesmas constará de giz e projeção de  transparências e slides. Também, serão desenvolvidos trabalhos de natureza  prática de campo, nos quais os alunos deverão adquirir destreza nas diferentes  práticas de manejo de pomares, bem como visitas comerciais da região e de outras regiões produtoras, apresentação de relatórios e discussão em sala de aula.

 5 AVALIAÇÃO

Serão realizadas provas e trabalhos individuais de caráter avaliativo. A avaliação constituir-se-á  em  um  processo  quantitativo  e  qualitativo  de  forma  a  avaliar  o  processo  de desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre observando sua evolução, participação e crescimento.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LORINE, I.; MIIKE, L. H.; SCUSSEL, V. M. Armazenagem de grãos. Campinas: IBG, 2002.

WEBER, Érico. Armazenagem Agrícola. Guaíba–RS: Editora Agropecuária, 2001. 396p. .

CARVALHO, Nelson Moreira de. A secagem de sementes. 2. ed. Jaboticabal: FUNEP, 2005.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

WEBER, Érico. Armazenagem Agrícola. Guaíba–RS: Editora Agropecuária, 2001.

BOBBIO, P. A. Química do processamento de alimentos. 2. ed. São Paulo: Varela, 2001.

CARVALHO, Nelson Moreira de; CARVALHO, Nelson Moreira de; NAKAGAWA, João (Coord.). Sementes: ciência tecnologia e produção. 3. ed. Campinas: Fundação Cargill, 1988.

CUNHA, Otalicio Pacheco da. Curso operacional de preparação para a safra 1999 e pós-colheita 2000. Porto Alegre: Dryeration, 1999.

GENEL, Marcos Ramirez. Almacenamiento y conservacion de granos y semilhas. Mexico: Continental, 1981.