Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Disciplina: INTRODUÇÃO À AGRONOMIA

Código: 50-224

Carga Horária: 30h

Créditos 02

 

1 EMENTA

Traçar o panorama do campo de atuação do Engenheiro Agrônomo e suas diversas formas de exercício profissional.

 

 

2 OBJETIVO(S)

Orientar o futuro profissional sobre seu papel como agente de intervenção na realidade agrícola do país e fornecer um horizonte sobre os conhecimentos necessários para sua formação e desenvolver as relações interpessoais de conduta e convivência social e profissional.

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

1 O que é Agronomia.

1.1 Campo de ação da Agronomia.

1.2 Panorama das áreas de ação.

2 Uso dos Recursos Naturais: Água e solo.

2.1 A realidade rural e o papel do Engenheiro Agrônomo.

2.2 O Engenheiro Agrônomo como: - Agente de racionalização do sistema agrícola, tecnificação integração, diversificação e gestão ambiental. - Infraestrutura na produção agropecuária: Ambiência animal. Construções rurais. Eletrificação na agricultura. Energia na agricultura.

2.3 Efeitos da racionalização, tecnificação, diversificação e integração nos sistemas agrícolas.

3 O papel superador da Fitotecnia

3.1 A agricultura tradicional.

3.2 A agricultura moderna.

3.3 A agricultura sustentável.

4 Fatores gerenciais.

4.1 Mercado.

4.2 Padrão tecnológico.

4.3 Perfil do produtor.

4.4 Informação e decisão.

4.5 Assistência técnica.

5 Tendência em fitotecnia.

5.1 A relação solo-planta-atmosfera.

5.2 Biotecnologia e a informática.

5.3 Especialização x diversificação.

5.4 Integração agroindustrial

6 Máquinas Agrícolas: interação, máquina, solo, relação planta máquina.

7 Planejamento agrícola.

8 Tecnologia Pós-Colheita.

9 Formação e colocação do profissional.

10 Relações Interpessoais e Direitos Humanos

10.1 Introdução às relações humanas:

10.2 Fatores sociais e ambientais (relações étnico-raciais) que influem no desenvolvimento das relações humanas.

11 Tópicos especiais em introdução a agronomia - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) - Lei Nº 13.146, 6/07/2015.

12 Os negros e os índios na formação nacional.

13 Direitos Humanos, Democracia e Cidadania.

14 Meio Ambiente na legislação brasileira.

15 Acessibilidade.

 

4 METODOLOGIA

A Disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas (laboratórios, fazenda escola e outros), com recursos audiovisuais (vídeo, multimídia, retroprojetor), seminários, apresentação de trabalhos, discussões em grupos, fichamentos e produção textual.

 

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será resultado de: provas escritas e/ou trabalhos práticos e/ou trabalhos extras, conforme Regimento geral da URI, regulamentado em seus artigos 85 a 91, que prevê as normas para avaliação de rendimento escolar.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BALASTREIRE, L. A. Máquinas agrícolas. São Paulo: Manole, 1990.

PIRAN, Nédio. Agricultura familiar: lutas e perspectivas no Alto Uruguai. Erechim: EdiFAPES, 2001.

CORTEZ, Luís A. B; MAGALHÃES, Paulo Sérgio G (Coord.). Introdução à Eng. Agr. . 2. ed. Campinas: Unicamp, 1993.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDRIGUETTO, José Milton et al. Nutrição animal. São Paulo: Nobel, 2001. 425 p.

PINAZZA, Luiz Antônio; ALIMANDRO, Regis (Org.). Reestruturação no agribusiness brasileiro: agronegócios no terceiro milênio. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Agrobusiness, 1999.

PRIMAVESI, Ana. Manejo ecológico de pastagens em regiões tropicais e subtropicais. 5.ed São Paulo: Nobel, 1999.

RAIJ, Bernardo Van. Fertilidade do solo e adubação. São Paulo: Livro Ceres, 1991.

STRECK, E.V.; KÄMPF, N.; DALMOLIN, R.S.D.; KLAMT, E.; NASCIMENTO, P.C.; SCHNEIDER, P. Solos do Rio Grande do Sul. 2a Edição, Porto Alegre: UFRGS, 2008.