meio

1 PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO:

 

Inscrição no evento

Para a inscrição no evento, os participantes deverão:

a) Preencher a ficha de inscrição
b) Pagar a taxa de inscrição do evento

 

Inscrição de trabalhos

Para a inscrição de trabalhos nas modalidades de Pôsteres, Exposição Oral em Plenária e Mostra de Ciência e Tecnologia, o participante deverá estar inscrito no evento, com a taxa de inscrição paga, segundo orientações abaixo:

- As inscrições e o envio on line dos resumos de IC, Bolsa de Extensão e outros trabalhos de pesquisa e extensão, desenvolvidos em cursos de graduação, devem ser feitos no período de 08 de julho a 16 de agosto de 2013. Só serão aceitos trabalhos com, pelo menos, um dos autores inscritos no XIX SIIC.

- As inscrições e o envio on line dos resumos expandidos de pesquisas de Pós-Graduação devem ser feitos no período de 08 de julho a 16 de agosto de 2013. Só serão aceitos trabalhos com, pelo menos, um dos autores inscritos no XIX SIIC.

- A cada inscrição serão aceitos apenas 1 trabalho.

 

2 INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO E INSCRIÇÃO DE TRABALHOS:

 

Resumo


a) O resumo é uma apresentação concisa e seletiva dos pontos relevantes do texto e deve ressaltar o que se pretende solucionar e explicar, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho. Deve ter 300 a 500 palavras.

b) O resumo deve ser escrito em parágrafo único e conter os seguintes elementos essenciais: introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusões/considerações. Devem, também, ser indicadas três palavras-chaves.

c) O resumo deve ser inserido no link “inscrição de trabalhos – resumo”.

Obs.: Os resumos dos alunos bolsistas de IC e Extensão da URI serão obtidos a partir dos Relatórios Finais inseridos no SPURI. Portanto, os resumos não devem ser submetidos no momento da inscrição no evento.

 

Resumo Expandido (somente para trabalhos de Pós-Graduação - Lato e Stricto Sensu) (baixe aqui o modelo)

a) O texto dos originais deve ter, no máximo, duas (02) páginas e apresentar Título, Autores, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões/Considerações finais, Referências e Agradecimentos (opcional).

b) O texto deve ser apresentado em formato Word for Windows, versão 2003 ou superior, com tamanho máximo do arquivo de 2 MB e pode ser redigido em português, inglês ou espanhol.

c) Deve ser em formato A4, espaçamento simples, letra Arial tamanho 12 e margens esquerda e superior de 3cm e inferior e direita de 2cm.

d) O resumo expandido deve ser anexado no link “inscrição de trabalhos – resumo expandido”.

e) Os trabalhos não devem conter figuras, gráficos ou tabelas. Caso os autores queiram colocar agradecimentos ou mencionar instituições financiadoras, devem fazê-lo ao final do texto do trabalho.

Os trabalhos expandidos, na forma de resumo, serão incluídos nos Anais do XVII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, on line, contendo todos os trabalhos de todas as áreas.

Serão selecionados 20 trabalhos para exposição em plenária. Os demais serão apresentados na sessão de pôsteres.


Observações:

a) Os conceitos e afirmações contidas nos artigos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).


b) Todos os trabalhos que envolvam animais ou seres humanos devem fazer referência ao protocolo de aprovação, na Ficha de Inscrição
.


c) Os textos serão avaliados pela Comissão Científica.


d) Os trabalhos aceitos serão divulgados na página do evento.

 

Mostra de Ciência e Tecnologia

a) Podem ser inscritos na Mostra de Ciência e Tecnologia, trabalhos de Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação com potencial para demonstrar o desenvolvimento, funcionamento de experimentos/protótipos, simulações, desenvolvimento de softwares, entre outros.

b) Os participantes da Mostra devem submeter um resumo conforme orientações contidas no item Resumos.

c) Além da exposição do material (experimentos/protótipos, simulações, softwares, entre outros) para apresentação do trabalho, o/s autor/es deverá/ão elaborar um pôster que será apresentado junto ao trabalho exposto.

d) Os trabalhos selecionados para apresentação na Mostra serão divulgados na página do evento.

e) Número de vagas: 40.

 

3 ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS:

 

ster

a) O pôster deve ter as dimensões máximas de 0,90m de largura por 1m de altura.

b) Devem constar no pôster:
- nome da instituição de origem ou sigla (maiúsculas);
- grupo de pesquisa a que o projeto está vinculado;
-  área de conhecimento (para IC, conforme inscrição no evento) ou área temática (para projetos de Extensão, conforme inscrição);
- título do trabalho (maiúsculas);
- nome do bolsista;
- nome do orientador;
- órgão financiador da bolsa (URI, CNPq, FAPERGS, outros…), quando for o caso;

- conteúdo do texto: introdução/objetivos; metodologia; resultados e discussão, conclusões, referências.

c) O pôster deve ser claro e objetivo, utilizando o mínimo de texto, priorizando figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis. As informações devem, ser organizadas de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas.

 

Exposição Oral em Plenária

a) A apresentação deve ser elaborada em formato ppt (Power Point versão 2003 ou 2007), contendo os seguintes elementos essenciais:

- nome da instituição de origem ou sigla;
- grupo e linha de pesquisa a que o projeto está vinculado;
- título do trabalho;
- nome do bolsista;
- nome do orientador;
- órgão financiador da bolsa (FuRI, CNPq, FAPERGS, outros…);

- conteúdo do texto: Introdução/Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências.

 

meio

Pôster

a) a) Afixar o pôster no local e horário informado quando do aceite do trabalho.
b) Estar presente no local durante todo o tempo da seção de pôsteres, conforme programação do evento.
c) Os pôsteres deverão permanecer expostos até o final da sessão (12h30min), quando deverão ser retirados.

 

Exposição Oral em Plenária

a) O apresentador deverá estar no local, no mínimo, 30 minutos antes do horário previsto para a sessão plenária. Os locais e horários de apresentação serão divulgados na página do evento.
b) O trabalho deverá ser apresentado em 10 minutos; serão concedidos mais 5 minutos para comentários e questionamentos da banca.
c) Nas salas para apresentação das plenárias estarão à disposição os seguintes equipamentos: computador equipado com entrada USB (Pen drive), contendo o software Microsoft Power Point versão 2007.

 

Mostra de Ciência e Tecnologia

a) O material da Mostra de Ciência e Tecnologia deverá ser montado no local e horário informado quando do aceite do trabalho.
b) Para a exposição do material, cada trabalho terá disponíveis um espaço de 1,5m X 2m
c) O expositor deverá estar presente no local durante todo o tempo previsto para a Mostra, conforme programação do evento.
d) O material e os Pôsteres deverão permanecer expostos até o final da Mostra, quando deverão ser retirados.

 

meio

Concurso Fotográfico: “Ensino, Pesquisa e Extensão em Fotografias”
(Experiências na URI, Brasil e Exterior)

 

Regulamento de Inscrição:

Interessados em participar do Concurso Fotográfico – “Ensino, Pesquisa e Extensão em Fotografias” (Experiências na URI, Brasil e Exterior), devem entregar o material conforme especificação abaixo, respeitando o período de inscrição de trabalhos junto ao SIIC. A inscrição de fotos deve obedecer ao seguinte regulamento:

1 - Para inscrever-se no concurso, o participante deverá estar inscrito no XIX SIIC.

2 - Cada participante poderá inscrever até 2 (duas) fotografias.

3 - As fotografias deverão ser enviadas pelo correio, sendo o prazo máximo de envio 30 de agosto próximo. Será observada data de postagem nos correios, sendo que material enviado fora do prazo estará automaticamente desclassificado. A comissão organizadora não se responsabilizará por perdas ou extravios decorrentes do envio. Utilizar o endereço abaixo para envio das fotografias:

f

OBS: A comissão enviará um e-mail de confirmação de recebimento do material de inscrição no concurso.

4 - Além das fotografias os autores deverão enviar um documento com as seguintes informações: 1) título da foto; 2) texto que apresente a fotografia e sua relação com o tema do concurso (limite de 250 palavras); 3) data de autoria da foto; 4) nome do autor (ou dos autores – no máximo dois autores); 5) E-mail do primeiro autor.

5 - As fotografias deverão apresentar as seguintes dimensões 20 cm X 30 cm, impressas em papel fotográfico. Fotografia impressas em folhas A4 normais ou em outro tamanho, serão desclassificadas do concurso.

6 - O participante deverá enviar, junto com as fotos, autorização de uso de imagem e declaração de responsabilidade pela fotografia (Conforme Modelo).

7 - A comissão avaliadora, fará análise das fotografias, textos e demais termos obrigatórios (item 6) para a participação no concurso e reserva-se o direito de não aprovar a participação de fotografias que possam denegrir ou ferir a imagem da instituição ou a personalidade de pessoas retratadas; que não apresentem relação com o tema do concurso e ou que não atendam a algum item deste regulamento. O participante é integralmente responsável pela imagem enviada ao concurso.

8 - A avaliação para premiação observará qualidade do texto de apresentação da foto, qualidade e plasticidade da imagem, originalidade e adequação da fotografia ao tema do concurso.

9 - Será fornecido certificado para os participantes que tiverem seus trabalhos expostos. Serão premiadas com certificação de destaque e troféu do evento as três melhores fotografias de acordo com critérios descritos no item 8.

10 - Os participantes inscritos na Mostra Fotográfica autorizam a comissão organizadora do evento a expor suas fotografias e seus textos inscritos em local e data determinados. A comissão organizadora se reserva o direito de decidir sobre eventuais casos omissos neste regulamento.

 

Orientações Gerais:

FOTOS:As fotos poderão ser preto e branco ou coloridas; deverão seguir a medida de 20cm por 30cm. Devem ser originais e de autoria dos participantes e enviadas dentro do prazo de inscrição de trabalhos para o evento. Cada foto terá um texto correspondente que poderá ser exposto junto à imagem.

TEXTOS: Os textos devem fazer referência às imagens (fotos) correspondentes.  Devem ser textos originais e de autoria dos participantes.  Os textos devem contemplar os seguintes itens: 

1) Título;

2) Texto que apresente a fotografia e sua relação com o tema do concurso (limite de 250 palavras);

3) Data de autoria;

4) Nome do autor (ou dos autores – no máximo dois autores);

5) E-mail do primeiro autor.

DECLARAÇÕES:Os participantes deverão enviar documentos exigidos no item 6, sendo um para cada fotografia enviada.

EXPOSIÇÃO: As fotos e os textos selecionados serão expostos durante o SIIC na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Erechim. A visitação da exposição é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada. A comissão organizadora, não devolverá as imagens, ficando as mesmas sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da URI.

IMPORTANTE: Em caso de inscrição de mais de uma fotografia pelo mesmo autor, sugere-se que cada conjunto (fotografia, texto e documentos obrigatórios) seja colocado em envelope separado para envio.

meio

 

dois