APRESENTAÇÃO

O XIX Seminário Institucional de Iniciação Científica, XVII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, XI Seminário de Extensão, IV Mostra de Ciência e Tecnologia, a ser realizado na URI – Erechim, tem por objetivo oportunizar espaço de socialização, conhecimento e integração de pesquisa e extensão entre a URI e outras IES, comunidade regional, nacional e internacional.


Para esta edição, em torno de 700 pessoas estarão envolvidas entre pesquisadores, discentes e comunidade em geral não apenas da área de abrangência da URI, como também, de docentes e discentes de outras Universidades do Brasil, e também do exterior.


O tema do evento para 2013 “Ciência e a arte de internacionalizar relações” visa discutir a importância da internacionalização da pesquisa, do ensino e da extensão, atendendo a um dos grandes desafios das universidades no contexto atual. A possibilidade de efetivar contatos, aproximar instituições e realizar trocas permite expandir o olhar para além das fronteiras geográficas e conhecer saberes novos. Além disso, a internacionalização está relacionada a um maior crescimento econômico, melhores condições de vida, intercâmbio crescente de tecnologias e integração cultural (PENG, 2008).


É com esse intuito que a URI, durante o XIX Seminário Institucional de Iniciação Científica, XVII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, XI Seminário de Extensão, IV Mostra de Ciência e Tecnologia, buscará promover um espaço para apresentar e repensar as práticas de ensino, pesquisa e extensão entre pesquisadores e discentes que desejam aprender neste cenário internacionalizado. No Evento, diferentes espaços científicos irão valorizar os esforços de cooperação internacional entre pesquisadores, grupos e linhas de pesquisa, além de práticas extensionistas, que irão instigar ao pensar o conhecimento além dos limites geográficos e as alternativas para que essas práticas sejam fomentadas.

Desta forma, pode-se afirmar que a ciência avança quando se criam espaços como o proposto neste Seminário, onde se busca apresentar, discutir, conhecer alternativas e oportunidades que as relações internacionais entre pesquisadores e estudantes, podem propiciar nas diversas áreas de conhecimento.
A URI, como Universidade Comunitária e com objetivos e missão direcionados para o interesse e o desenvolvimento regional, procura incessantemente ferramentas para a aproximação do meio universitário com a comunidade em geral, como também o cumprimento de sua função social. Portanto, este evento na URI, é um exemplo destas atividades, em que se busca discutir também com a comunidade a relevância das atividades de pesquisa e extensão que são realizadas na Universidade.

 

 

dois