Trote Solidário da Medicina e do Simers será nesta sexta e sábado | | URI Câmpus de Erechim

Trote Solidário da Medicina e do Simers será nesta sexta e sábado

11/03/2020 - 1424 exibições

A cidade de Erechim recebe, nesta sexta-feira (13) e no sábado (14), as atividades da primeira etapa do Trote Solidário 2020, iniciativa do Simers (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul), por meio do seu Núcleo Acadêmico. A campanha envolverá mais de 50 estudantes de Medicina da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).
As ações incluem doação de sangue pelos alunos e arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza em diversos supermercados. Neste ano, pela primeira vez, também serão arrecadadas tampinhas de garrafas pet para serem encaminhadas para o Instituto do Câncer Infantil.
O Trote Solidário busca engajar a comunidade em uma ação solidária convocada pelos futuros médicos. O objetivo é combater a violência nos ritos de recepção aos novos universitários. Neste ano, o Trote Solidário irá envolver 20 faculdades de Medicina do Estado.
Na edição de 2019 do Trote Solidário, foram registradas 850 doações de sangue, que beneficiaram mais de três mil pessoas (cada bolsa pode ajudar até quatro pessoas). Na arrecadação de alimentos não-perecíveis, foram mais de 63 toneladas. Os donativos foram encaminhados ao Banco de Alimentos e beneficiaram mais de 130 mil pessoas. Também foram arrecadados mais de 850 quilos de tampinhas plásticas e cerca de quatro mil livros de Medicina. Em Erechim, em 2019, foram obtidas nove bolsas de sangue e arrecadadas 2,2 toneladas de alimentos não-perecíveis.
O Diretor de Projetos Especiais do Simers, Vinícius de Souza, ressalta que o Trote Solidário consolidou uma transformação cultural nas faculdades de Medicina. “Atualmente, o ingresso na universidade não é mais marcado por humilhação ou assédio, mas sim por empatia e pela ressignificação do que é ser médico”, afirmou. Souza destacou o envolvimento de diversos setores da sociedade no Trote Solidário – neste ano o Grêmio Foot Ball Porto Alegrense será um dos apoiadores. “Esperamos que esta edição bata recordes em engajamento e arrecadação, ampliando nosso trabalho e o conceito que a iniciativa traz”, concluiu.
Criado em 2008, o Trote Solidário é uma parceria com as universidades, bancos de sangue e Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul. O projeto venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano no Estado, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). No ano seguinte, arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil.
A coleta de sangue será no Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho - Praça Joaquim Brasil Cabral, 443 – Centro.
A coleta de alimentos acontecerá nos seguintes locais: Master Sonda Shopping Hipermercado – Av. Sete de Setembro, 1.200 – Bairro Fátima; Caitá Supermercado – Rua Emilio Grando, 307 – Centro; Passarela Supermercado – Rua José Oscar Salazar, 95 – Três Vendas; Supermercado Querência – Rua João Pessoa, 346.