URI Erechim

Notícias Gerais

Professores de Agronomia participam de evento sobre a conservação do solo e da água | | URI Câmpus de Erechim

Professores de Agronomia participam de evento sobre a conservação do solo e da água

16/12/2019 - 1152 exibições
   

Na última sexta feira, 20, foi realizada uma Tarde de Campo sobre a Conservação do Solo e da Água em Quatro Irmãos. O IV
Encontro de Formações de Agricultores contou com a participação de aproximadamente 150 produtores rurais e técnicos da área. A ação foi promovida pela Prefeitura Municipal e Emater de Quatro Irmãos, e contou com o apoio de empresas do setor do agronegócio, sendo uma atividade integrada da Campanha Regional para a Conservação do Solo e da Água.
Na abertura do evento o prefeito Adilson Rubilar de Valle destacou que este é o quarto encontro promovido pelo município,
salientando ainda que é necessário que os produtores e técnicos desenvolvam a consciência da conservação do solo e da água e que esta preocupação seja contínua a fim de promover avanços nos manejos das áreas agrícolas, uma vez que a região está inserida em um polo produtor de grãos e os municípios do Alto Uruguai possuem uma parcela significativa da renda baseada na agricultura.
O funcionário da Embrapa Trigo, Marcelo Klein, salientou a importância da rotação de culturas e do manejo correto dos solos para minimizar e evitar a compactação do solo, reduzindo as chances de erosão, sendo necessário utilizar semeadura em contorno e preferencialmente adotar o uso de hastes sulcadoras nas semeadoras para aumentar a mobilização do solo em uma profundidade maior, facilitando o crescimento radicular e a infiltração de água no solo.
Os engenheiros agrônomos Cezar da Rosa e Jonas Farina, representantes da EMATER/ASCAR, destacaram a importância da correta coleta de amostras de solo para a verificação da fertilidade dos solos, buscando sempre representar da forma mais fidedigna a fertilidade do talhão, sendo necessário realizar várias subamostragens na área, para formar uma amostra composta do solo.
Por fim, os professores do Curso de Agronomia da URI, Antonio Sergio do Amaral e Jardes Bragagnolo, apresentaram a importância da análise da fertilidade do solo e a correta interpretação dos resultados para que os produtores possam melhorar a produtividade de suas lavouras e obter maior retorno econômico. Os professores apresentaram também os resultados obtidos a partir das quase mil análises de solo realizadas no primeiro ano do Novo Laboratório de Análises de Solo da Universidade ao longo do ano de 2019, caracterizando condições físicas e químicas e buscando realizar uma interpretação da fertilidade dos solos agrícolas da região.
Ao final da atividade, todos os participantes puderam se reunir e discutir as informações recebidas em uma confraternização em meio a um bosque com árvores centenárias mantido pelo proprietário e anfitrião do evento, Roberto Nunes Correa, que tem buscado melhorar o manejo do solo de suas áreas agrícolas utilizando plantas de cobertura e adubação verde na rotação com as culturas comerciais, além de melhorar o manejo do solo para evitar a erosão e a perda de água.
Com mais esta atividade, a URI Erechim, juntamente com o Curso da Agronomia, encerra o ano com mais uma participação em
eventos da Campanha de Conservação do Solo e da Água na região do Alto Uruguai, lembrando que o solo é um dos bens mais importantes em nossas vidas e reforça o slogan da Campanha – Preservando o Futuro.

 

Ver mais notícias