URI Erechim

Notícias Gerais

Agronomia e Medicina Veterinária participam de Dia de Campo em Sertão | | URI Câmpus de Erechim

Agronomia e Medicina Veterinária participam de Dia de Campo em Sertão

13/12/2019 - 793 exibições
   

Alunos e professores dos Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da URI participaram do Dia de Campo realizado na comunidade de São Roque, em Sertão. O evento tratou sobre os Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA).
Segundo os professores Antonio Sérgio do Amaral, Amito José Teixeira e Paulo Sérgio Gomes da Rocha, que representaram os cursos, a proposta mostrada no evento representa um conceito moderno de modelo de produção de alimentos e serviços ambientais, alinhado às emergentes necessidades de adequação do processo produtivo no sentido da intensificação sustentável.
Os Sistemas Integrados de Produção Agropecuária são sistemas de produção que planejam associações de cultivos agrícolas e de produção animal com vistas a explorar sinergismos decorrentes das interações entre solo, planta, animal e atmosfera.
De acordo com o gestor de projetos da Regional Norte do Sebrae RS, Ronaldo Kloeckner, o projeto beneficiou 85 produtores de leite divididos em seis municípios: Erechim, Campinas do Sul, Getúlio Vargas, Sertão, Três Arroios e Viadutos. O projeto foi desenvolvido dentro do programa Juntos para Competir, do SEBRAE, que objetiva desenvolver as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul, através da capacitação e de uma melhor integração do setor, melhorando a qualidade dos produtos e agregando valor à produção agropecuária. A cadeia do leite é uma das atividades atendidas pelo Programa, elaborado e executado pela Farsul, Senar e SEBRAE-RS.
Apoiado também pela URI Erechim, o programa está empenhado em difundir as inovações e tecnologias do conceito de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA).
O Professor Paulo César de Faccio Carvalho (UFRGS), coordenador estadual do programa PISA apresentou a base conceitual e experimentação científica do pastoreio ROTATÍNUO, cuja base de estudos foi avaliar a forma mais eficiente de apreensão do pasto, em seu melhor estágio, pelos animais. “Então, ROTATÍNUO é um conceito de manejo baseado no comportamento animal que busca oferecer a melhor condição de pasto que propicie o maior consumo de forragem no menor espaço de tempo”.
Os bovinos continuam sendo agrupados em lotes que mudam frequentemente de piquete (como no rotacionado), mas o principal critério para definição do tempo de permanência na área não é o capim e sim o comportamento dos animais, que podem selecionar o alimento, como no pastejo contínuo.
No Dia de Campo foram apresentados resultados alcançados em algumas propriedades assistidas por consultores do Serviço de Inteligência em Agronegócios (SAI), empresa especializada em promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro através de soluções corporativas e tecnológicas para o setor agropecuário, atuando sempre com foco direto no produtor rural, sua família e suas atividades.
A programação incluiu também uma visita na propriedade rural de Evandro Auler, com estações demonstrativas do sistema de Pastejo Rotatínuo, de Gestão da Propriedade e Produtivo.

 

Ver mais notícias