Educação Física desenvolve projeto com o Batalhão de Bombeiros de Erechim | | URI Câmpus de Erechim

Educação Física desenvolve projeto com o Batalhão de Bombeiros de Erechim

13/12/2019 - 1312 exibições

O projeto de extensão universitária, desenvolvido pelo Curso de Educação Física e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Estudos Olímpicos (GEPEF/EO) da URI Erechim, em parceria com o 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Erechim, apresentou resultados positivos para os componentes do Batalhão.
Para o 1° Sargento Cristiano Zanini, “as atividades propostas e realizadas foram de grande valia para os bombeiros. Os resultados do Teste de Avaliação Física (TAF), o qual é realizado anualmente por todos os bombeiros militares do RS, aptos fisicamente, foram muito bons, pois o treinamento proposto preparou os participantes fisicamente para os testes. A partir disso, os espaços da corporação estão sendo melhor utilizados e os participantes do projeto estão realizando os exercícios de forma mais segura e com as técnicas corretas, já que contam com o acompanhamento dos acadêmicos”.
Conforme a Professora Adriane Carla Vanni, orientadora dos acadêmicos estagiários, foi proposto uma periodização de um Treinamento Funcional que auxiliasse nas tarefas do dia a dia destes profissionais, os quais dependem muito de um bom preparo físico para desempenhar suas funções. O treinamento acontece duas vezes por semana e cada sessão com a duração de 1 hora e 30 minutos, sempre com a presença de quatro acadêmicos, os quais aplicavam o treinamento. No período que antecedeu o teste, os acadêmicos focaram os exercícios do treinamento na preparação dos bombeiros para o dia dos testes.
Para o Professor José Luis “Nino” Dalla Costa, coordenador do projeto, “por meio dessa iniciativa, estamos conseguindo relacionar disciplinas do curso (Atividade Física em Academia, Medidas e Avaliação em Educação Física, Teoria e Prática do Treinamento Esportivo, Prescrição de Exercícios Físicos e Estágio Profissional em Treinamento Esportivo) com a prática da extensão universitária. A orientação foi de professores do Curso de Educação Física que são referências nesta área: Adriane Carla Vanni, Alessandra Dalla Rosa da Veiga e Mari Sbardelotto”, disse.
O trabalho contou, ainda, com a participação dos acadêmicos Larissa Tressi (bolsista de extensão), Rodrigo Krempaski Ribeiro (bolsista de iniciação científica) e dos estagiários Franco Bikoski e Mateus Marchesan. Os acadêmicos que participaram de grupos de estudos, de atividades de extensão, de iniciação científica como bolsistas, estagiários ou voluntários, vivenciaram experiências significativas para a construção de conhecimentos e que irão nortear e fortalecer suas práticas profissionais, concluiu o professor.