Agronomia conhece tecnologia empregada na produção de sementes | | URI Câmpus de Erechim

Agronomia conhece tecnologia empregada na produção de sementes

12/12/2019 - 1704 exibições

Alunos do Curso de Agronomia da URI (turma 2016), realizaram uma viagem de estudos ao município de Estrela Velha, na região de Cruz Alta, onde conheceram a empresa Paiol Sementes. A viagem foi acompanhada pelos professores Nilson Bagatini (Culturas Agrícolas II) Antonio Sergio do Amaral (Solos Agrícolas) e Amito José Teixeira (Administração e Planejamento Rural).
O grupo foi recepcionado em uma das fazendas pelo Engenheiro Agrônomo Daniel Saggin Debortolli e na Unidade de Beneficiamento de Sementes pelo proprietário Jaime Ceolin e o Gerente Geral, Jakson Fabrício Timm.
Durante a visita foi possível conhecer as áreas de produção, onde foram abordados como é realizado o manejo desde a semeadura até a colheita, incluindo o manejo de cobertura do solo, dessecação, adubação, semeadura, controle de pragas e doenças e todos os cuidados realizados para minimizar os efeitos negativos na produtividade.
Os alunos e professores também acompanharam as áreas com implantação de soja em fase inicial, onde foi possível avaliar vários itens determinantes de suma importância, desde a plantabilidade, forma de semeadura, equipamentos utilizados para a semeadura e qualidade da semente utilizada.
Alguns assuntos chamaram a atenção dos alunos, desde o espaçamento entre as variedades, um pivô central de irrigação em operação para uma área de soja em fase inicial e as estações climatológicas que trazem informações de extrema importância que determinam o melhor momento para irrigação, semeadura e aplicação de defensivos agrícolas. O grupo acompanhou igualmente uma aplicação de fungicida com avião em uma área de milho em estágio reprodutivo.
Após a visita na fazenda o grupo de alunos foi conhecer a Unidade de Beneficiamento de Sementes, onde o proprietário Jaime Ceolin contou a sua história e também o legado ao qual se dedica em produzir sementes com uma grande infraestrutura e tecnologia. A empresa, que multiplica materiais da marca Nidera Sementes, está completando quatro anos de comercialização de sementes de soja e trigo e conta com 2.100 hectares de campos próprios de produção sendo que grande parte desta área é irrigada.
Para os professores que acompanharam a turma, a aula prática foi de grande importância para o futuro profissional dos alunos pois vivenciaram o que recebem em sala de aula aumentando ainda mais o conhecimento técnico e a preparação para atuarem profissionalmente.