URI Erechim

Notícias Gerais

Semana de Pedagogia aborda temáticas contemporâneas | | URI Câmpus de Erechim

Semana de Pedagogia aborda temáticas contemporâneas

09/12/2019 - 594 exibições
   

A 41ª Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia da URI, realizada de 25 a 29 de novembro, teve como prioridade a análise de temáticas contemporâneas. Entre elas, as Políticas Públicas de Formação Docente, apresentada pela Pró-Reitora de Ensino da URI, professora Edite Maria Sudbrack.
No minicurso sobre “As Novas Formações Familiares e sua implicação na escola”, a Especialista em Direito Civil e Mestranda em Educação, Rochana Basso, trouxe os novos lineamentos históricos sobre as configurações familiares e sua natureza jurídica, indicando que a família na atualidade estrutura-se independentemente das núpcias.
Ao oportunizar reflexões sobre os novos arranjos familiares e a escola, trouxe também como a família é tratada no direito internacional, expondo como se dão essas relações jurídicas em diferentes países.
Enquanto isso, a doutora em educação, Zoraia Aguiar Bittencourt, trouxe aos presentes práticas relativas à alfabetização e literatura infantil. Esse minicurso priorizou atividades que possam despertar nas crianças o gosto de leitura literária. Foram também analisadas obras literárias infantis culminando com a prática pedagógica de leitura por prazer.
A Semana Acadêmica contou também com uma mesa-redonda sobre a Violência Escolar: abordagens e encaminhamentos. Para isso, contou com a presença de entidades como o Conselho Tutelar e da Patrulha Escolar da Brigada Militar de Erechim que trouxeram o cotidiano urbano na sala de aula. O evento também analisou, através das comunicações orais, a diversidade, práticas pedagógicas e as tecnologias.
Segundo o Coordenador do Curso, professor Idanir Ecco, que também coordenou a Semana Acadêmica, o evento trouxe excelentes informações a todos os participantes, especialmente o público acadêmico, que está se preparando para atuar na área educacional da região.

 

Ver mais notícias