Fórum da Juventude discute sobre o enfrentamento à mudança do clima | | URI Câmpus de Erechim

Fórum da Juventude discute sobre o enfrentamento à mudança do clima

30/09/2019 - 1367 exibições

A Universidade Regional Integrada (URI) Câmpus Erechim, realizou na sexta-feira, 27 de setembro, o XIII Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho, que tratou sobre a Mudança Climática. O evento teve por objetivo fortalecer a participação da juventude na discussão sobre questões socioambientais e incentivá-la a contribuir na solução de problemas.
O Fórum reuniu jovens de 16 a 29 anos de 21 municípios da região e foi organizado pelo Laboratório de Educação Ambiental da Universidade, vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas, sendo envolvidos no processo de organização os estudantes do Programa Residência Pedagógica Biologia, Programa de Iniciação à Docência – PIBID Biologia, estudantes do 2º ano da Escola de Educação Básica da URI e Setor Pedagógico da 15ª CRE. O apoio foi dos Laboratórios de Biomonitoramento Ambiental, Geoprocessamento e Planejamento Ambiental, do Curso de Enfermagem (turma 2019), das entidades que congregam o Coletivo Educador do Alto Uruguai Gaúcho e do Conselho dos Secretários Municipais de Educação (CONSEME) da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU).
Segundo a professora Sônia Balvedi Zakrzevski, que liderou a organização desde o 1ª edição, o Fórum teve início em 2012, tendo como objetivo se constituir num espaço de estudo e reflexão sobre temas socioambientais de importância local e global, buscando fazer parte de um processo pedagógico, que traz a dimensão política da questão ambiental para os debates realizados nas escolas e comunidades, na construção coletiva de conhecimento e no empenho para a resolução de problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos jovens e adolescentes que fazem parte da comunidade. Neste ano, o Fórum, entre outros eventos e atividades lideradas pelo Coletivo Educador do Alto Uruguai Gaúcho, fez parte da programação da Semana Mundial voltada ao enfrentamento da mudança do clima, que ocorreu de 19 a 27 de setembro.
Durante o Fórum, os jovens participaram de mesas- redondas, palestras, rodas de conversa, oficinas e almoço no Seminário Nossa Senhora de Fátima. Estiveram envolvidos ainda em atividades culturais e lúdicas, com estudantes do Curso de Educação Física e dos professores Amilton Jacobi, da Escola Estadual Érico Veríssimo e Douglas Dias, do Colégio Agrícola Ângelo Emílio Grando.
Magda Roman, estudante do Curso de Ciências Biológicas, bolsista de extensão do Projeto “Formação de Educadores Ambientais – pensar e agir em tempos de mudança climática”, e organizadora do evento, destacou que hoje são mais de 1,8 milhões de pessoas no mundo com idade entre 10 e 24 anos, sendo que os jovens com menos de 30 anos representam quase metade da população global. “Em função dessa representatividade em termos planetários, nós precisamos ser ouvidos nessa luta contra a mudança climática, que compromete o futuro do Planeta e nossas vidas. Precisamos, cada vez mais, ter presença crescente na contribuição para um futuro sustentável, por meio da participação ativa e direta na vida social, política, econômica e comunitária. Somos nós, jovens, os que mais sofreremos com os impactos da mudança climática”, declarou.
Stéfani Capelett Zrichta e Augusto Balvedi Zakrzevski representaram a Escola de Educação Básica na mesa-redonda, também ressaltaram o papel dos jovens, mas enfatizaram que “o enfrentamento à mudança climática precisa do engajamento de todos: de jovens e adultos, de ricos e pobres, de países desenvolvidos e dos países em desenvolvimento”. Acrescentaram que “a juventude merece ter um papel mais ativo nesse processo” e que “por meio do Fórum querem também chamar atenção dos adultos, das lideranças locais para pensar sobre a mudança climática, que tanto tem impactado o meio ambiente, a biodiversidade, a saúde e o bem-estar-humano, a agricultura e outros setores”.
A Equipe do Laboratório de Educação Ambiental da URI enalteceu a participação dos colaboradores e os participantes do Fórum. Adiantaram, ainda, que no dia 9 de outubro terá continuidade o Curso de Formação Continuada de Educadores Ambientais que terá como tema “Biodiversidade e mudança do Clima”.