URI Erechim

Notícias Gerais

Direito internacional é tema da 2ª noite do Fórum do Direito da URI | | URI Câmpus de Erechim

Direito internacional é tema da 2ª noite do Fórum do Direito da URI

11/09/2019 - 949 exibições
   

A realização da VII Mostra Científica marcou a abertura da programação desta terça-feira, 10, do 26º Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais do Curso de Direito da URI. Na sequência, ocorreu um momento cultural com a presença do Estúdio de Dança New Way, dos coreógrafos Allan Knecht e Bianca Moreira Litwin, que é aluna do 8º semestre do Curso de Direito Diurno da URI.
A conferência da noite foi sobre a situação atual da Venezuela, abordado pelo professor Florisbal de Souza Del’Olmo, especialista em Direito Internacional com larga experiência no Brasil e exterior. Ele destacou principalmente a situação atual da Venezuela, apresentando um breve histórico sobre o país, os dados econômicos e sociais e sobre a situação dos emigrantes venezuelanos e seu acolhimento pelos países, especialmente Colômbia, Brasil, Argentina, Peru e Chile, os que mais têm acolhidos refugiados daquela nação.
Ao mesmo tempo, indicou as perspectivas futuras e os custos sociais e econômicos envolvidos e estimados em relação à redemocratização e recuperação da Venezuela. Segundo ele, a Venezuela está em situação pior do que a Alemanha no final da Segunda Guerra Mundial.
Também falou sobre a declaração de Quito sobre a mobilidade humana dos cidadãos venezuelanos na região, elaborado em setembro do ano passado. O documento é assinado pelos governos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estudos Unidos, México, Paraná, Paraguai, Peru e Uruguai e visa compartilhar informações e boas práticas com vistas a articular uma coordenação sobre a crise migratória dos cidadãos venezuelanos, acolhendo adequadamente as pessoas daquele país. Apontou, ainda, uma proposta de anistia ou asilo político para os atuais governantes, a fim de liberar a Venezuela para um processo eleitoral livre.

 

Ver mais notícias