Agroecologia é tema de estudos em escola de Aratiba | | URI Câmpus de Erechim

Agroecologia é tema de estudos em escola de Aratiba

08/08/2019 - 2390 exibições

O Curso de Ciências Biológicas desenvolveu na quarta-feira, 7, atividades com os estudantes do 1º ao 3º ano da Escola de Educação Básica Aratiba. A Escola é um dos 10 educandários de abrangência da 15ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), que estão participando de um projeto-piloto de implementação do Novo Ensino Médio na região.
As atividades priorizaram a temática Agroecologia, Saúde e Meio Ambiente. Conforme Hueliton Magnanti, estudante do Curso de Agronomia da URI e bolsista do Laboratório de Educação Ambiental no Projeto Ações para a Manutenção e o Fortalecimento do Núcleo de Agroecologia do Alto Uruguai Gaúcho (projeto financiado pelo CNPq), “o trabalho desenvolvido buscou contribuir para que os jovens do Ensino Médio refletissem sobre a importância da agroecologia na sustentabilidade econômica, ecológica e social das pequenas propriedades rurais. A agroecologia, além de utilizar práticas que conservem e preservem o solo, a água e a biodiversidade local, também promove uma relação solidária entre as pessoas e o meio ambiente”.
O trabalho, que teve o apoio do CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia) foi realizado por meio de dez oficinas pedagógicas: plantas comestíveis não convencionais – PANC; compostagem doméstica: uma alternativa para a destinação de resíduos orgânicos; minhocultura; biofertilizantes; conservação de abelhas e outros polinizadores; bioinseticidas; alelopatia - plantas companheiras; araucária: o nosso pinheiro brasileiro; microrganismos eficientes; e uso sustentável da água na agricultura. Também foram realizadas atividades lúdicas e de integração.
Segundo Dienifer Calgarotto, estudante do Curso de Ciências Biológicas da URI e Residente Pedagógica (Capes), “o Novo Ensino Médio contribui para fortalecer o protagonismo juvenil na medida em que possibilita aos estudantes fazer escolhas em relação ao itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos. E isso faz com que os jovens tenham um maior interesse e resultados de aprendizagem no espaço escolar”.