Universidade sem Limites tem atividade prática de Páscoa | | URI Câmpus de Erechim

Universidade sem Limites tem atividade prática de Páscoa

11/04/2019 - 554 exibições

Os Cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da URI desenvolveram, no dia 1º de abril, com as integrantes do Projeto Universidade sem Limites, atividades práticas de produção de “ovos de Páscoa de colher”.
A iniciativa foi aplicada pela Professora Jamile Zeni, juntamente com a aluna de mestrado Rafaela de Mello e as alunas de pós-doutoramento Ilizandra Fernandes e Rosicler Colet, alunas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos (PPGEAL) da Universidade.
A atividade desenvolvida com as mulheres do projeto Universidade sem Limites contou com uma aula teórica sobre as etapas do processamento do cacau até este virar o principal ingrediente do chocolate. A professora Jamile passou a história do chocolate e como o mesmo se difundiu pelo mundo. Foi passado também o processo de fabricação do chocolate para posteriormente as participantes do projeto realizarem a prática de moldagem do chocolate em “ovos de Páscoa de colher”. Ao término da atividade, cada participante levou o seu para casa juntamente com várias receitas de recheios.
História e tradição
Presentear as pessoas com ovos era comum entre os povos do Mediterrâneo do leste europeu e do oriente. Esse costume atravessou séculos chegando até a Idade Média. Segundo historiadores, essa ideia antiga de presentear as pessoas com ovos possuía diversos significados e um deles era para celebrar a chegada da primavera.
Mesmo no passado os ovos eram extremamente bem decorados e pintados, sempre representando algum elemento natural. Os povos cristãos tinham como costume pintar os ovos de vermelho para representar o sangue de Cristo. Esses ovos que até então eram de galinha e serviam apenas como um presente simbólico, foram reconhecidos como princípio da vida, representando a ressurreição de Cristo. Ainda na época Medieval, os nobres presenteavam as pessoas mais especiais e importantes com ovos cravejados de pedras preciosas.
A chegada dos ovos de chocolate aconteceu bem depois, mais precisamente no século XVIII e foi criado pelos franceses. Com essa mudança, o presente que era simbólico passou a ser consumido e se tornou, com o passar do tempo, uma tradição forte em inúmeros países. Atualmente, é possível encontrar ovos de Páscoa inovadores, de diferentes sabores, recheados e coloridos.