Ciências Biológicas desenvolve trabalho com a Universidade sem Limites | | URI Câmpus de Erechim

Ciências Biológicas desenvolve trabalho com a Universidade sem Limites

29/03/2019 - 1039 exibições

A equipe do Laboratório de Educação Ambiental e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da URI desenvolveu, no dia 18 de março, uma formação com as integrantes do projeto Universidade sem Limites. O trabalho foi desenvolvido pela professora Sônia Zakrzevski e as estudantes de Licenciatura, Andrieli Majewski, Jéssica Fabian, Liane Levinski e Jéssica Osório, juntamente com o Coordenador do Curso, professor Vanderlei Decian.
A atividade tratou sobre a importância da conservação da biodiversidade e das áreas protegidas, priorizando o estudo sobre o Parque Natural Municipal Longines Malinowski. Localizado em área urbana, com área de 23,08 ha, o Parque, que durante muitos anos serviu como um potreiro pertencente à extinta Comissão de Terras, foi criado oficialmente pela Lei Municipal nº 3.110/1998, baseada na Lei Estadual nº 267/1948, que autorizava a doação desta área de terra para o município. Porém, apenas em junho de 2011 o Estado oficializou a doação das terras do Parque ao município de Erechim.
O Parque é uma Unidade de Conservação de proteção integral, ou seja, que busca preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais. Ele oportuniza a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
Por meio de atividades de integração e reflexão, da interpretação de imagem de satélite, de pequenas apresentações com o uso de imagens e do diálogo no grupo, as participantes resgataram a história do Parque e conheceram aspectos gerais sobre o Plano de Manejo da Unidade de Conservação. Esse Plano é um documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos de gerais de uma Unidade de Conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais. Ele abrange um conjunto de ações necessárias para a gestão em qualquer atividade no interior de modo a conciliar, de maneira adequada e em espaços apropriados, os diferentes tipos de usos com a conservação.
O trabalho realizado contribuiu para o grupo refletir sobre benefícios diretos e indiretos do Parque. Além de contribuir na regulação de processos ecológicos essenciais, o Parque proporciona oportunidades para reflexão, enriquecimento espiritual, desenvolvimento cognitivo, recreação e experiência estética aos seus visitantes.
Em breve o grupo da Universidade Sem Limites estará participando de uma atividade, organizada também pelo Curso de Ciências Biológicas, junto ao Parque Longines Malinowski. O Curso, inclusive, foi responsável pela elaboração do Plano de Manejo do Parque. Esse é apenas uma das atividades desenvolvidas pelo curso e que podem vir a ser desenvolvidas pelos futuros acadêmicos que podem ingressar via vestibular de verão tanto no Bacharelado como na Licenciatura.