URI Erechim

Notícias Gerais

COREDE Norte e BRDE têm encontro com lideranças regionais | | URI Câmpus de Erechim

COREDE Norte e BRDE têm encontro com lideranças regionais

28/03/2019 - 505 exibições
   

Identificar as possibilidades de captação de recursos administrados pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) para implantação de projetos do Plano Regional de Desenvolvimento. Com este objetivo, o COREDE Norte (Conselho Regional de Desenvolvimento), juntamente com a Agência Regional de Desenvolvimento e AMAU (Associação dos Municípios do Alto Uruguai), com apoio da ACCIE (Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim), promoveu um encontro com lideranças regionais nesta quarta-feira, 27, no Anfiteatro da URI.
O evento, conduzido pelo Presidente do COREDE Norte, Paulo José Sponchiado, teve a presença do Vice-Presidente e Diretor de Planejamento do BRDE, Luiz Corrêa Noronha; do representante do Governo do Estado e Coordenador da Consulta Popular da Secretaria de Planejamento, Gestão e Governança, Teonas Fabiano Baumhardt; do Presidente da AMAU, Juliano Zuanazzi; do Presidente da Agência Regional de Desenvolvimento, Eduardo Predebom; do Presidente da ACCIE, Fábio Vendrusculo; e do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Altemir Barp.
Foram apresentados seis tipos de projetos que podem ou não contar com o apoio do BRDE: projetos financiáveis com recursos administrados pelo BRDE; projetos financiáveis por outras fontes; projetos não financiáveis, mas que exigem recursos de cooperação técnica; projetos que exigem fortalecimento institucional das diversas instituições regionais participantes da elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional; projetos que dependem de recursos de instâncias governamentais extra-região e projetos que não estão com a clareza necessária para definir a estrutura de financiamento e que podem evoluir por um dos demais tipos. O Plano de Desenvolvimento Regional, desenvolvido pelo COREDE Norte, apresenta 73 projetos nas áreas acima citadas.
Ficou claro durante o encontro, e que foi ratificado pelo represente do BRDE, que todos os municípios estão aptos em buscar recursos para realizarem iniciativas que gerem o desenvolvimento de suas comunidades, desde que desenvolvam projetos que justifiquem a liberação dos recursos. Os projetos com maiores chances de obter financiamento, de acordo com o BRDE, estão ligados à saúde e agricultura. Outras áreas, porém, podem vir a ser beneficiadas, como ciência e tecnologia, educação e gestão pública (meio ambiente), entre outras.

 

Ver mais notícias