Medicina Veterinária promove palestra sobre insuficiência cardíaca e doença renal crônica | | URI Câmpus de Erechim

27/03/2019 - 1294 exibições

O Curso de Medicina Veterinária da URI, em parceria com a empresa Paiol Agropecuária, promoveu na noite de terça-feira, 26, no Anfiteatro, uma palestra para marcar a passagem do mês internacional referente aos rins, denominado de março amarelo. O encontro contou com a presença de alunos, médicos veterinários, além dos professores Mauro Antonio de Almeida, Rogério Cansian e a coordenadora Daniela Oliveira.
A temática proposta foi apresentada pela Médica Veterinária Ariéli de Andrade, que falou sobre a utilização de benazepril (Fortekor) em cães e gatos. Segundo a palestrante, o Fortekor é indicado para tratamento da insuficiência cardíaca congestiva (ICC) em cães e doença renal crônica em gatos.
A ICC é uma síndrome clínica que atinge os cães e gatos causando principalmente alterações miocárdicas ou valvares. A diminuição crônica do débito cardíaco leva à diminuição da pressão arterial, ativando mecanismos compensatórios, como o sistema renina-angiotensina (SRA) e o sistema nervoso simpático, que tentam restabelecê-la.
Esses mecanismos causam primariamente taquicardia, vasoconstrição periférica e retenção de sódio e água, elevando a pressão arterial e o débito cardíaco, o que favorece a perfusão tissular. Os mecanismos compensatórios, ao agirem cronicamente, contribuem para a evolução dos sinais clínicos observados nos animais com insuficiência cardíaca. A retenção de sódio e água leva à congestão, ascite, efusão pleural e edema pulmonar e dos membros. Outros sinais incluem cansaço, intolerância ao exercício, dispnéia, taquicardia, presença de ritmo de galope, sopros e arritmias.
Os inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ECA) são usados no tratamento da ICC porque previnem o remodelamento ventricular, causam regressão da hipertrofia ventricular esquerda e reduzem a pré e pós-carga, suprimindo sistêmica e localmente o SRA. O uso de enalapril aumenta a expectativa de vida de cães com ICC, especialmente decorrente de cardiomiopatia dilatada. Por isso, se indica a utilização do Fortekor, numa possibilidade de aumento de vida desses animais.