Centro de Especialidades Odontológicas: 5 anos de atendimento qualificado e diferenciado | | URI Câmpus de Erechim

18/03/2019 - 1456 exibições

O Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, localizado no Centro de Estágios e Práticas Profissionais da URI Erechim (URICEPP), completa, neste mês, cinco anos de atividades. Neste período foram realizados mais de 14.000 procedimentos, com atendimento para mais de 2.800 pacientes. O serviço odontológico presta tratamentos especializados em Odontologia através do Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas de periodontia, pacientes com necessidades especiais, cirurgia, endodontia e diagnóstico com ênfase em câncer de boca.
O Coordenador do CEO, cirurgião-dentista Alex Sass, destaca a importância do serviço para a comunidade. “Ampliamos cada vez mais as parcerias com entidades filantrópicas de atenção às pessoas com deficiência (APAE, Aquarela, ADAU, ADEVE, entre outras). Outra aspecto extremamente importante é o diagnóstico com ênfase de Câncer de Boca, o qual tem aumentado a detecção precoce destas lesões e permitido tratamentos com melhor prognóstico para os pacientes”, explica. O CEO realiza, também, através da especialidade de cirurgia oral menor, exodontia de terceiros molares (sisos), totalizando mais de 2.000 extrações até o momento. Na área de endodontia (tratamento de canal), são mais de 1.500 procedimentos realizados. A Periodontia, que trata doenças das gengivas, as quais são de alta prevalência na população, é outra área na qual os usuários do SUS recebem atendimento, inclusive de procedimentos cirúrgicos periodontais.
O investimento na qualidade dos serviços realizados tem sido prioridade, disponibilizando equipamentos inovadores e modernos, como a utilização de Microscópio óptico odontológico, endodontia com instrumentação mecanizada e aparelhos de laserterapia. O serviço é mantido por uma parceria entre Governo Federal, através do Programa Brasil Sorridente, Governo do Estado e município com Universidade. O Curso de Odontologia através de suas clínicas, profissionais e professores fornecem o atendimento para a população. A vinculação dos cursos de área de saúde com o SUS segue as diretrizes curriculares nacionais recomendadas pelo Ministério da Educação, propiciando ambiente de práticas para os alunos na esfera pública.
Este aspecto também é enaltecido pelo Coordenador do Curso de Odontologia, Antônio Augusto Iponema Costa. “O CEO tem proporcionado aos acadêmicos um importante espaço de aprendizado na perspectiva de ensino-serviço”, salienta. Ele também destaca que, para acessar os serviços, os usuários do SUS devem procurar a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e passar por avaliação odontológica atestando a necessidade de encaminhamento para o CEO.