Profissionais apresentam suas trajetórias em atividade da Educação Física | | URI Câmpus de Erechim

Profissionais apresentam suas trajetórias em atividade da Educação Física

17/03/2019 - 1524 exibições

Os Cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura da URI Erechim realizaram na quinta-feira, 14, o XV Relato Profissional. Esta é uma das atividades acadêmicas da disciplina de Introdução em Educação Física, ministrada pelo Professor José Luis “Nino” Dalla Costa. Participaram os acadêmicos das turmas 2017 e 2019.
Participaram a diplomada Juliana Costa, e os professores dos Cursos: Mari Lúcia Sbardelotto, Alessandra Dalla Rosa da Veiga (Coordenadora) e Flavio Zambonato (Chefe do Departamento de Ciências da Saúde). Eles expuseram temáticas de estudos acadêmicos; práticas profissionais; mercado de trabalho; diversidade dos campos de intervenção profissional e possibilidades de carreira profissional.
Conforme o professor Flavio destacou as possibilidades de envolvimento dos acadêmicos em diversas atividades que o Curso oferece por meio da extensão universitária e das disciplinas de Oficina de Experiência Docente, na Licenciatura, e Seminários de Aprofundamentos em Esportes, no Bacharelado. “Estamos sempre preocupados em alinhar a Educação Física com os princípios norteadores da saúde no Brasil”, salientou.
Em sua fala, Juliana ressaltou que um dos objetivos do profissional de Educação Física é o de colaborar com a formação plena de seus alunos. “A possibilidade de influenciar na forma como as pessoas – de todas as idades – percebem a importância da atividade física em suas vidas e de como a sociedade e o mundo ressaltam positivamente o profissional de Educação Física”, enalteceu.
A professora Alessandra explicou que o mercado de trabalho para o profissional de Educação Física é bastante amplo, e a área de implantação de projetos na área da atividade física, da recreação e do lazer também são promissores. “É necessário sairmos da zona de conforto para que novas ideias surjam e possam desenvolver-se e ousar dentro do mercado”, frisou.
A professora Mari, por sua vez, falou sobre a ciência na área da Educação Física. “A pesquisa científica colabora com a realização de uma prática que busca a produção de novas ideais e conhecimentos na área da Educação Física. O profissional de Educação Física deve estar alinhado, cooperando e atuando com outras categorias profissionais”, enalteceu.
De acordo com o professor Nino, neste ano o Relato Profissional foi especial, uma vez que o Curso comemora seus 15 anos de atividades. “Um dos objetivos desta iniciativa é que os profissionais da área relatem sobre suas trajetórias pessoais e profissionais na área da Educação Física oportunizando, assim, que os novos acadêmicos reflitam sobre a sua própria jornada que está iniciando”, destacou.