Diplomada conquista medalha de ouro na Olimpíada de Professores de Matemática | | URI Câmpus de Erechim

Diplomada conquista medalha de ouro na Olimpíada de Professores de Matemática

04/04/2024 - 377 exibições

A professora Josiéli Tonin Pagliosa, diplomada em Matemática pela URI Erechim, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), que reuniu 600 professores de todo o País. O reconhecimento aos 10 melhores professores de Matemática do Brasil, ocorreu na quarta-feira, dia 27 de março, de forma online. A entrega das medalhas, no entanto, só irá ocorrer no dia 21 de maio, em Brasília.

A premiação ocorreu depois de três etapas de avaliação, que incluiu uma prova, uma apresentação de vídeo ilustrando o trabalho desenvolvido em sala de aula e uma entrevista. Como reconhecimento, Josiéli e os demais professores também irão participar, em setembro, de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias a Xangai, na China, para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) na Universidade Normal da China, levando em conta que o país figura sempre entre os de melhor desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).

A ideia surgiu porque, ao contrário da China, o desempenho do Brasil no Pisa deixa muito a desejar, pois o país ocupa hoje a 65ª posição no ranking de 81 países que participaram do último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, divulgado no final de 2023.

A Professora Josiéli, que trabalha com as turmas de Ensino Médio da Escola Estadual Normal José Bonifácio, em Erechim, chegou à final da Olimpíada devido ao seu trabalho de docência diferenciado. A inovação no ensino da Matemática por meio de novas práticas, como a utilização da tecnologia, jogos interativos e das redes sociais, geraram resultados positivos para a didática e aprendizagem dos estudantes.

Josiéle, que concedeu uma entrevista ao Programa Expressão Universitária da URI Erechim, disse que o grande desafio é encontrar ferramentas que façam o aluno ficar interessado e motivado no aprendizado da Matemática. “Sabemos que a disciplina não é fácil, mas o aluno precisa, primeiramente, aprender a gostar da matéria. Só assim ele conseguirá compreender melhor. Por isso, temos que usar de todos os meios possíveis para motivá-los, especialmente utilizando os recursos tecnológicos e as redes sociais”, disse a professora.

Também se mostrou grata à URI, onde também fez uma pós-graduação. “Durante a graduação despertei ainda mais meu gosto pela Matemática e pelo ensino. Acredito em dias melhores para a educação, pois ainda existem jovens interessados e mobilizados para isso, como é o caso do Magistério do JB, que está com mais de 100 alunos. Isso nos faz ter mais esperança”, afirmou.

Depois da viagem para Xangai, o trabalho de incentivo ao ensino da matemática no país vai continuar. No retorno, o próximo passo previsto é a realização de 50 workshops – cada um dos premiados ministrará cinco – em 50 cidades definidas em parceria com o Ministério da Educação.