Qualidade da semente é tema de Aula Inaugural do Curso de Agronomia da URI | | URI Câmpus de Erechim

Qualidade da semente é tema de Aula Inaugural do Curso de Agronomia da URI

21/03/2024 - 251 exibições

O Curso de Agronomia da URI Erechim realizou na quarta-feira, 20, às 19h30min, no Salão de Atos, a sua Aula Inaugural deste ano. Um dos objetivos foi acolher os novos alunos e integrá-los aos demais acadêmicos. No início, o Coordenador do Curso de Agronomia, Amito José Teixeira, deu as boas vindas aos alunos, professores, assim como diplomados do curso e profissionais convidados.

A conferência, intitulada “Trajetória Acadêmica e Profissional – Controle de Qualidade na Produção de Sementes”, foi ministrada pela Engenheira Agrônoma Simone Morgan Dellagostine, Coordenadora do Laboratório de Análise de Sementes da empresa Sementes Estrela. A palestrante apresentou, inicialmente, a sua trajetória acadêmica, realizada no Curso de Agronomia da URI, bem como sua caminhada profissional.

Destacou que durante o período da graduação aproveitou as oportunidades ofertadas como, por exemplo, as bolsas de Iniciação Científica. A experiência obtida contribuiu para ampliar suas publicações e ingressar nos programas de Pós-Graduação.

Ao abordar a temática da palestra, a engenheira agrônoma frisou que a semente de boa qualidade, ou seja, semente com qualidade genética e fitossanitária, é um dos insumos indispensáveis para alcançar elevada produtividade da lavoura. Além disso, citou vários parâmetros a serem observados durante o processo de análise de sementes. Dentre os quais, pode-se destacar a germinação, vigor, entre outros.