Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento De Ciências Agrárias

Disciplina: CONTROLE DE QUALIDADE EM ALIMENTOS

Código: 50-500

Carga Horária: 40h teórica

Nº de Créditos: 2

 

Ementa

Estudo sobre qualidade total, análises físico-químicas aplicadas na matéria-prima e produto processado. Ferramentas de controle de qualidade.

 

Objetivos

A disciplina objetiva fornecer ao aluno conhecimentos sobre os programas de qualidade existentes, ferramentas aplicadas ao controle de qualidade e análises requeridas no processo de controle.

Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de análise e síntese; desenvolvimento de visão interdisciplinar, pensamento lógico e metodológico; habilidade de trabalho em equipe. Respeito aos princípios éticos inerentes ao exercício profissional. Planejamento, orientação, execução, participação, gerenciamento e avaliação da inspeção sanitária e tecnológica de produtos de origem animal.

 

Conteúdos curriculares

UNIDADE 1 - GESTÃO DE QUALIDADE;

UNIDADE 2 - SISTEMAS DE QUALIDADE;

UNIDADE 3 - MODELOS DE GESTÃO DE QUALIDADE;

UNIDADE 4 - PLANEJAMENTO E CONTROLE DE QUALIDADE;

UNIDADE 5 - TÉCNICAS E FERRAMENTAS DA QUALIDADE;

UNIDADE 6 - INSPEÇÃO DA QUALIDADE;

UNIDADE 7 - ANÁLISES DE CONTROLE DE QUALIDADE;

UNIDADE 8 - NORMAS ISSO;

UNIDADE 9 - NOVAS TÉCNICAS DE GESTÃO DE QUALIDADE;

UNIDADE 10 - AUDITORIA DA QUALIDADE.

UNIDADE 11 - CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS

UNIDADE 12 - INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, sala de aula, biblioteca (física e virtual) com a participação ativa dos alunos em equipes, agregando o pensamento lógico, reflexivo, crítico e metodológico. Elaboração de trabalhos e/ou laudos de análises de produtos de origem animal na forma T.D.E.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.   

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BALLESTERO-ALVAREZ, María Esmeralda. Gestão de qualidade, produção e operações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 467 p.

GIL, Antonio de Loureiro. Auditoria da qualidade. São Paulo: Atlas, 1994. 252 p.

PARANTHAMAN, D. Controle da qualidade. São Paulo: McGrawHill, 1990. 356 p.

 

Bibliografia Complementar

MARTINS, Petrônio G; LAUGENI, Fernando P. Administração da produção fácil. São Paulo: Saraiva, 2012. 266 p. (Fácil)

SILVA JUNIOR, Eneo Alves da. Manual de controle higiênico-sanitário em alimentos. São Paulo: Varela, (1995). 347 p.

INTERNATIONAL ASSOCIATION OF MILK, FOOD AND ENVIRONMENTAL SANITARIANS (IAMFES).; BRYAN, Frank L (Org.). Guia de procedimentos para implantação do método de análise de perigos em pontos críticos de controle - APPCC. São Paulo: Ponto Crítico, 1997. 110 p.

JURAN, J. M. Juran. planejando para a qualidade. São Paulo: Pioneira, 1990. 394 p.

NASCIMENTO NETO, Fénelon do (Coord.). Roteiro para elaboração de manual de boas práticas de fabricação (BPF). 3. ed. São Paulo: Senac, 2008. 144 p.