Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM FORMAÇÃO EM SERVIÇO I

Código: 50-460

Carga Horária: 220h (Teórica: 20h)  (Prática: 200h)

Nº de Créditos: 11

 

Ementa

Proporcionar o acompanhamento de atividades inerentes ao exercício profissional, que são da competência privada do médico veterinário. Acompanhar atividades pré-profissionais, exercidas em situações reais de trabalho sendo um processo interdisciplinar avaliativo e criativo, destinado a articular teoria e prática, obrigatório para todos os alunos do Curso de Medicina Veterinária.

 

Objetivos

A disciplina visa proporcionar ao aluno o conhecimento necessário para compreender a realidade em que atuará, propiciando oportunidade para aplicação dos conhecimentos adquiridos, propondo o fundamental confronto entre teoria e prática já operacionalizado nos estágios parciais, permitindo ao acadêmico, aos seus mestres, avaliar o real proposto para o exercício profissional. Articular as competências adquiridas durante o curso com o contato do acadêmico com situações, contextos, que permitem que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1- ÁREAS PARA AS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

Clínicas médica e cirúrgica veterinárias

Saúde animal;

1.3 Medicina veterinária preventiva e saúde pública;

1.4 Zootecnia, produção e reprodução animal;

1.5 Inspeção e tecnologia de produtos de origem animal.

 

Metodologia

O aprofundamento teórico será feito pela revisão bibliográfica e elaboração do relatório técnico científico, totalizando 20 horas. O relatório deverá ser produzido de acordo com o Manual de Normas Técnicas para Produções Acadêmicas da URI. As atividades práticas contarão com 200 horas e serão baseadas no acompanhamento de médicos veterinários/orientadores do Centro Clínico Veterinário da URI e de laboratórios específicos, com carga horaria de 44 horas para cada área: clínicas médica e cirúrgica veterinárias, saúde animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública, zootecnia, produção e reprodução animal e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal.

 

Avaliação

A avaliação será efetuada através de um relatório técnico científico das atividades desenvolvidas durante o estágio, bem como sua fundamentação teórica, podendo abranger a crítica dos procedimentos acompanhados segundo referencial teórico-prático desenvolvido no decorrer do curso.

O referido Relatório deverá ser apresentado para o orientador e para uma banca de professores.

Será considerado aprovado, o acadêmico que obtiver nota final igual ou superior a 5,0 (cinco vírgulas zero).