Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: REPRODUÇÃO ANIMAL

Código: 50-458

Carga Horária:80h (Teórica: 60h)  (Prática: 20h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino e masculino de animais domésticos. Biotecnologias reprodutivas e seu emprego na otimização da eficiência reprodutiva nos animais de produção em geral e nos animais de companhia. Noções de andrologia e obstetrícia veterinária.

 

Objetivos

A disciplina visa proporcionar ao aluno o conhecimento necessário para compreender o processo de biotecnologia reprodutiva. Conhecer os efeitos genéticos e ambientais na reprodução animal.

Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: Aprender e compreender os conceitos gerais e específicos da anatomia, embriologia, fisiologia e patologia da reprodução animal, possibilitando aos alunos diferenciar os eventos reprodutivos fisiológicos e suas alterações patológicas. Reconhecer doenças do trato reprodutivo do macho e da fêmea, de importância econômica, aplicando o tratamento adequado; realizar o manejo reprodutivo e o uso de ferramentas de biotecnologia, a partir dos conhecimentos básicos adquiridos.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1- ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR

 

UNIDADE 2- BIOTÉCNICAS REPRODUTIVAS

2.1 Inseminação artificial, Inseminação Artificial em Tempo Fixo, Superovulação, Coleta e Transferência de Embriões, Produção In vitro de embriões, Clonagem por Transferência Nuclear, Transgenia)

2.2 Tendências recentes importantes para a reprodução animal

 

UNIDADE 3- ANDROLOGIA

3.1 Diferenciação sexual normal em mamíferos. Antígeno HY

3.2 Pseudohermafroditas e hermafroditas

3.3 Inter sexos nas espécies domésticas

3.4 Testosterona e ativação androgênica

3.5 Endocrinopatias

3.6 Espermatogênese. Ciclo do epitélio seminífero. Onda espermática. Puberdade e maturidade sexual. Libido e comportamento sexual

3.7 Exame andrológico

3.8 Aspectos físicos e morfológicos do sêmen

3.9 Infertilidade no macho. Causas metabólicas, infecciosas e genéticas da infertilidade e subfertilidade

3.10 Doenças infeciosas e genéticas transmitidas pela Inseminação Artificial ou monta natural

 

UNIDADE 4- OBSTETRÍCIA

4.1 Estudo e avaliação dos corrimentos vaginais

4.2 Reconhecimento e tratamento de enfermidades e lesões do aparelho reprodutor feminino

4.3 Diagnóstico da gestação normal

4.4 Diagnóstico e reconhecimento das formas de patologias da gestação

4.5 Ultrassonografia gestacional

4.6 Reconhecimento do parto normal fisiológico e distócico

4.7 Cesariana

 

Metodologia

 Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos vivenciarão os conteúdos curriculares teóricos por meio práticos através de atividades de campo (aulas práticas nas dependências de propriedades rurais, clínicas e do Centro Clínico Veterinário), através destas atividades os alunos irão realizar o Trabalho Discente Efetivo (10h) e a disciplina também prevê 10h de atividade de extensão.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BK Singh. Compêndio de Andrologia e Inseminação Artificial em Animais de Fazenda. Andrei, 2006

HAFEZ, E.S.E. Reprodução animal. 7.ed. São Paulo: Manole, 2004.

ROLIM, Antônio Francisco Martin. Produção animal: Bases da reprodução, manejo e saúde.1ª ed., Editora Érica, 2014, 136p.

 

Bibliografia Complementar

AISEN, Eduardo G. Reprodução ovina e caprina. 1ª ed., Editora MedVet, 2008, 203p.

LUZ, M. R., Alexandre Rodrigues Silva. Reprodução de cães. [Minha Biblioteca].

NASCIMENTO, Ernane do, SANTOS, Renato Lima. Patologia da Reprodução dos Animais Domésticos, 3ª edição. Guanabara Koogan, 01/2011. [Minha Biblioteca].

PRESTES, Nereu Carlos; LANDIM ALVARENGA, Fernanda da Cruz. Medicina Veterinária - Obstetrícia Veterinária. Guanabara Koogan, 2012.

SORRIBAS. Manual de emergências e afecções frequentes do aparelho reprodutor em cães. MedVet Editora, 2009.