Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: CLÍNICA CIRÚRGICA DE PEQUENOS ANIMAIS       

Código: 50-453        

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h)  (Prática: 20h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Introdução a Cirurgia de pequenos animais. Cirurgias eletivas em pequenos animais. Afecções cirúrgicas da cabeça, do abdômen, do aparelho locomotor e reprodutor. Tratamento de feridas. Fluidoterapia.

 

Objetivos

A disciplina visa proporcionar ao aluno o conhecimento necessário sobre os princípios teóricos bem como procedimentos básicos da técnica cirúrgica em pequenos animais, capacitando os estudantes a executar ações de intervenção de procedimentos clínico-cirúrgicos.

Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de realizar o procedimento operatório dentro dos padrões legais, com responsabilidade com a equipe cirúrgica e habilidade de comunicação com os demais; identificar e reconhecer os materiais de sutura e materiais cirúrgicos; diferenciar os tempos fundamentais da cirurgia; planejar e realizar os cuidados pré, trans e pós operatórios.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1- INTRODUÇÃO A CIRURGIA VETERINÁRIA

1.1 Paramentação

1.2 Materiais Cirúrgicos

 

UNIDADE 2- CIRURGIA CABEÇA

2.1 Enucleação

2.2 Flap terceira pálpebra

2.3 Otohematoma

 

UNIDADE 3- CIRURGIA PESCOÇO

3.1 Esofagotomia

3.2 Traqueostomia

 

UNIDADE 4- CIRURGIA DO APARELHO GENITAL

4.1 Masculino

4.2 Feminino

 

UNIDADE 5- CIRURGIA APARELHO URINÁRIO

5.1 Cistotomia

5.2 Nefrectomia

5.3 Uretrostomia

UNIDADE 6- CIRURGIA DO APARELHO DIGESTÓRIO

6.1 Gastrotomia

6.2 Enterotomia

6.3 Enterectomia

6.4 Enteroanastomose

6.5 Prolapso do reto

6.6 Extração Cálculo Dental

 

UNIDADE 7- CIRURGIA DO APARELHO LOCOMOTOR

7.1 Métodos de redução de fraturas

7.2 Displasia coxofemoral.

 

UNIDADE 8- CIRURGIA PLÁSTICA E REPARADORA

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). As aulas práticas a serem ministradas serão participativas, vinculadas a rotina clínica do Centro Clínico Veterinário. Serão utilizadas 10h de T.D.E. Esta disciplina prevê a extensão totalizando 10h, que serão desenvolvidos de forma interdisciplinar abrangendo as disciplinas de Práticas de Manejo e Bem-estar Animal, Anatomia dos Animais Domésticos A e B, Farmacologia e Terapêutica Veterinária, Anetesiologia Veterinária A, Cirurgia de Pequenos Animais. Os alunos vinculados à essas disciplinas poderão acompanhar as técnicas realizadas pelo professor, conforme a necessidade de cada paciente.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BOJRAB, M. Joseph. Técnicas atuais em cirurgia de pequenos animais. 3.ed. São Paulo: Roca, 1996.

RABELO.  Fundamentos de terapia intensiva veterinária em pequenos animais. L. F. LIVROS, 2005.

TOBIAS.  Manual de cirurgia de tecidos moles em pequenos animais. Roca, 2012.

 

Bibliografia Complementar

BAINES, Stephen, LIPSCOMB, Vicky, HUTCHINSON, Tim. Manual de Cirurgia em Cães e Gatos. Roca, 04/2014. [Minha Biblioteca].

DE ARAÚJO, Paulo Caetano. Manual de Procedimentos Técnicos Para o Clínico de Pequenos Animais. Roca - Brasil, 2011.

GOUGH, Alex. Diagnóstico diferencial na Medicina Veterinária de pequenos animais. Roca, 2009.

LORENZ, Michael D. Diagnóstico Médico Em Pequenos Animais - 3ª Ed, 2012.

ROZANSKI, Elizabeth A.; RUSH, John E. Manual colorido de medicina de urgência e terapia intensiva em pequenos animais. Artes Médicas, 2009.