Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS

Código: 40-982

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Etiologia, patogenia, patogenicidade, sintomas, diagnóstico clínico e laboratorial, epizootiologia, profilaxia e tratamento das doenças causadas por bactérias, vírus, fungos, requétsias e clamídias dos animais domésticos. Desequilíbrios ambientais e sua consequência para a saúde animal. Estudo das principais doenças infectocontagiosas de animais que podem afetar ou ser transmitidas de animais para populações indígenas em virtude da alta proximidade e/ou relação destes com animais.  

 

Objetivos

A disciplina objetiva que o aluno adquira conhecimentos sobre as principais doenças infecciosas nos animais domésticos e com isto, atuar na epidemiologia, diagnóstico, tratamento, profilaxia bem como no controle destas enfermidades.

Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de análise e síntese; pensamento lógico e metodológico; habilidade de trabalho em equipe; capacidade de desenvolver, orientar, executar e interpretar exames clínicos e laboratoriais, bem como identificar e interpretar sinais clínicos e alterações morfofuncionais causados por bactérias, vírus, fungos, riquétsias e clamídias.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1- INTRODUÇÃO A DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS DOS ANIMAIS

 

UNIDADE 2- CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM SAÚDE ANIMAL

 

UNIDADE 3- PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS, CLAMÍDIAS E RIQUÉTSIAS

UNIDADE 4- PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS E FUNGOS

 

UNIDADE 5- ETIOLOGIA, SINTOMATOLOGIA, DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO

 

UNIDADE 6- DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS E SUA CONSEQUÊNCIA PARA A SAÚDE ANIMAL

 

UNIDADE 7- ESTUDO DAS PRINCIPAIS DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS DE ANIMAIS QUE PODEM AFETAR OU SER TRANSMITIDAS DE ANIMAIS PARA POPULAÇÕES INDÍGENAS EM VIRTUDE DA ALTA PROXIMIDADE E/OU RELAÇÃO DESTES COM ANIMAIS

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computadores, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). As atividades práticas em grupo constarão de aula experimental as quais permitem correlacionar os conceitos teóricos com os dados experimentais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos totalizando 10h. A disciplina prevê 10h de extensão contemplando ações e/ou a socialização dos resultados com a comunidade externa.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BLOOD, D.C.; RADOSTITIS, O.M. Clínica veterinária. 3ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.

PANDEY, R. Infecção e imunidade em animais domésticos. São Paulo: Roca, 1994.

RAMSEY.  Manual de doenças infecciosas em cães e gatos. Roca, 2010.

 

Bibliografia Complementar

ALMOSNY, Nádia R. P. Hemoparasitoses em pequenos animais domésticos e como zoonoses. Rio de Janeiro: L.F. Livros, 2002.

GREENE. Doenças Infecciosas em Cães e Gatos. [Minha Biblioteca].

MEGID, Jane; RIBEIRO, Marcio Garcia; PAES, Antonio Carlos. Doenças Infecciosas em Animais de Produção e de Companhia. 1ª ed., Roca, 2016, 1296p.

MERCK. Manual Merck de Veterinária. 10ª edição. Roca, 01/2014. [Minha Biblioteca].

SANTOS, Bernardete Miranda dos. (et al.) Prevenção e controle de doenças infecciosas nas aves de produção - SÉRIE DIDÁTICA. Série Didática. Editora UFV, 2009.