DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Tópicos Especiais Código: 30-325 Carga Horária: 40h Créditos: 02 Pré-requisitos: -
EMENTA Disciplina de ementa variável, abordando assuntos variados, voltados a formação do Engenheiro Químico, podendo ser assunto específico do curso ou de áreas afins, que possibilitem uma formação generalista e interdisciplinar do acadêmico.
OBJETIVOS Fornecer ao aluno conhecimentos em assuntos gerais relevantes à formação do Engenheiro Químico. Aprender de forma autônoma; Atuar em situações e contextos complexos; Conhecer e consolidar os conceitos básicos de inovações relacionados com o campo de atuação de um engenheiro químico no cenário industrial, ambiental, social, comportamental, administrativo e financeiro, onde as novas tecnológicas estão presentes e as habilidades dinâmicas são essenciais. Entender o papel do engenheiro no contexto da inovação.
CONTEÚDOS CURRICULARES Disciplina de conteúdos curriculares variável, abordando assuntos que complementem a formação do engenheiro químico em conhecimento e aprimoramento de competências e habilidades.
METODOLOGIA As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotados as seguintes metodologias: • Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates; • Aulas práticas sobre os conteúdos ministrados na teoria; • A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais; • As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem; • A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos; • As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 10h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas entre outros.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas. O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira: No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA FOGLER, H. Scott; MORAES, Flávio Faria de; PORTO, Luismar Marques (Trad.). Elementos de engenharia das reações químicas. 3. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2002. PERLINGEIRO, Carlos Augusto G. Engenharia de processos: análise, simulação, otimização e síntese de processos químicos. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.. OGATA, Katsuhiko. Engenharia de controle moderno. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR HOPP, Vollrath. Fundamentos de tecnología química para formación profesional. Barcelona: Reverté, 1994 BRASIL, Nilo Índio do. Introdução à engenharia química. 2. ed. Rio de Janeiro: LAFRAIA, João Ricardo Barusso. Manual de confiabilidade, mantenabilidade e disponibilidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2014. CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SANTA CATARINA. Manual de fiscalização: câmara especializada de engenharia química. Florianópolis: CREA-SC, 2007. 62 PETERS, Max S.; TIMMERHAUS, Klaus D. Plant design and economics for chemical engineers. 4. ed. New York: McGraw-Hill, 1991.
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