Departamento de Ciências Sociais Aplicadas Disciplina: Geoprocessamento Aplicado à Arquitetura Código: 60-1128 Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h) Nº de Créditos: 02
Ementa: Fundamentos básicos de Geoprocessamento, noções de Sistemas e Redes de Referência, Coordenadas Geográficas e UTM, Cartografia Básica aplicada à Arquitetura e uso de programas aplicativos . Objetivos: Fornecer informações a respeito dos conceitos e técnicas do Geoprocessamento aplicadas à Arquitetura. Abordar os conteúdos relativos ao Georreferenciamento e à Cartografia Básica, indispensáveis ao Arquiteto e Urbanista, para as intervenções na malha urbana das cidades, de acordo com a Lei nº 10.257 – Estatuto da Cidade.
Conteúdos Curriculares: 1 Aplicabilidade do Geoprocessamento na Arquitetura e Urbanismo e a Consciência Ambiental 2 Introdução ao Geoprocessamento e Redes Geodésicas 3 Cartografia Aplicada 3.1 Definições, forma da Terra e Geóide e Elipsóide 3.2 Datum, Sistemas de Coordenadas, Coordenadas Geodésicas e Cartesianas. 3.3 Altitudes e Coordenadas Plano-retangulares 3.4 A Projeção UTM 3.5 Meridiano central, Convergência e Fator de Escala 3.6 Transformação de Coordenadas – Programas computacionais (prática) 4 Sistema de Informação Geográfica 4.1 Definições e diferenças entre os sistemas GIS (Geographic Information System), CAD (Computer-aided design), CAM (Computer Aided Manufacturing) e AM/FM 4.2 A estrutura de dados do SIG 4.3 Componentes e características de um SIG 4.4 Escolha da escala de trabalho e aplicações 5 Digitalização manual e com mesa digitalizadora 5.1 Tipos de scanners 5.2 Comparação dos processos de digitalização 6 Fotogrametria 6.1 Definições, a fotografia aérea e a estereoscopia 6.2 Execução do vôo, foto-índice e mosaico 6.3 Pontos de apoio, Aerotriangulação e restituição fotogramétrica 6.4 Ortofotos: convencionais e digitais 6.5 Fotointerpretação 7 Sensoriamento Remoto 7.1 Definições e componentes de um sistema de sensoriamento remoto 7.2 O espectro eletromagnético 7.3 Sistemas sensores 7.4 Processamento e interpretação de imagens de satélite (prática) 8 Sistema de Posicionamento Global - GPS 8.1 Introdução e estrutura do GPS 8.2 Posicionamento pelo método GPS 8.3 Erros no posicionamento GPS 8.4 O sistema de referência GPS 8.5 Outros sistemas de Posicionamento 8.5.1 Glonass 8.5.2 Galileo 8.6 Tipos de Equipamentos GPS 8.7 Métodos de medição com GPS (prática) 8.8 O SIRGAS e a RBMC 8.9 Vantagens e Limitações do GPS 8.10 Integração GPS e SIG (prática)
Metodologia: Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Laboratório de Informática, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de projeto e representação gráfica em programas específicos.
Avaliação: A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos
|