Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Urbano I

Código: 601106

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h)  (Prática: 40h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa:

A disciplina centra sua abordagem no reconhecimento da cidade por meio da leitura de textos e autores que trataram e tratam de sua evolução. Seus saberes e suas práticas, apoiando-se em fundamentos conceituais teóricos e metodológicos centrados nos aspectos sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais urbanos. Estudo e análise dos diversos processos de construção da cidade através do olhar e atuação prática dos múltiplos profissionais que contribuíram para sua formação. Estabelecimento das relações entre planejamento urbano; gestão urbana e desenho urbano.

 

Objetivos:

Com ênfase na experiência brasileira, a disciplina busca dotar o acadêmico de conhecimento sobre o espaço da cidade oportunizando a compreensão e o aprofundamento prospectivo do planejamento urbano caracterizando o papel da cidade brasileira, seu surgimento legal (jurídico) e seu surgimento formal (projeto urbano), como base para a construção de um referencial teórico sobre a cidade na atualidade.

 

Conteúdos Curriculares:

1 Educação e Legislação Ambiental

1.1 Conservação e Biodiversidade (serviços ambientais prestados pela biodiversidade, sociobiodiversidade e sustentabilidade da vida na terra)

2 Direitos Humanos no Contexto do Planejamento Urbano

2.1 O Conceito de Direitos Humanos e suas Origens Históricas

2.2 Direitos Humanos e Democracia

2.3 Direitos Humanos e Cidadania

2.4 A História dos Direitos Humanos no Brasil

2.5 Dimensões de dignidade da pessoa humana

2.6 A Emergência de uma Sociedade de Convivência Materna de base Transcultural, sob o olhar dos Direitos Humanos

3 Evolução Urbana e sua Trajetória

3.1 Histórico do processo de surgimento e caracterização das cidades

3.2 Histórico do processo de surgimento do desenho urbano

3.3 A Formação do Pensamento Urbanístico no Brasil

3.4 Planos e Projetos Urbanísticos

3.5 O Projeto de novas capitais

4 O Planejamento Urbano segundo sua Historicidade

4.1 Os Urbanistas e suas trajetórias

5 Morfologia Urbana

6 Os conceitos de Planejamento e Gestão Urbanos

6.1 Conceitos iniciais sobre elementos morfológicos do desenho urbano

7 Escalas de Planejamento Urbano

8 Planos e Projetos Urbanísticos

9 Planos de Conjunto

10 Planos de Extensão

11 Introdução ao Pensamento Urbano Crítico

11.1 O Planejamento Urbano e os Desafios do século XXI

11.2 Indicadores de sustentabilidade para o planejamento urbano

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Laboratório de Desenho, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de metodologias inovadoras, visando o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem significativa.

Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 20 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

KRAFTA, R. Notas de Aula de Morfologia Urbana. Porto Alegre: UFRGS, 2014.

LAMAS, José M. Ressano Garcia. Morfologia urbana e desenho da cidade. 9. ed,. Lisboa:

Fundação Calouste Gulbenkian, 2017.

MAIOLINO, A.L.G. Espaço Urbano: Conflitos e Subjetividades. Rio de Janeiro. Mauad Editora e FAPERJ. 2008.

 

Bibliografia Complementar

BENEVOLO, Leonardo. História da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

CANDAU, Vera Maria (Org.) Somos todos – iguais? Escola, discriminação e educação em direitos humanos. Rio de Janeiro: DPZA, 2003.

CARLOS, A. F. A; SOUZA, M.L.; SPOSITO. M.E.B. A Produção do Espaço Urbano - Agentes e Processos, Escalas e Desafios. São Paulo. Editora Contexto, 2018.

CULLEN, Gordon. Paisagem Urbana. São Paulo: Edições 70, 2017.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martis Fontes, 2017.

PANERAI, Philippe; CASTEX, Jean; DEPAULE, Jean-Charles. Formas Urbanas - A Dissolução da Quadra. Porto Alegre: Bookman, 2013.