Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo III

Código: 60-1102

Carga Horária: 40h (Teórica: 40h)  (Prática: 0h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Estudo da arquitetura e da cidade no Brasil desde os povos originários até meados do Século XX. Análise das teorias e produção arquitetônica e urbanística como reflexo do modo de vida das civilizações.

 

Objetivos:

Refletir sobre as teorias e história da arquitetura e urbanismo e sua relação com as sociedades e acontecimentos de cada época e local com vistas a embasar o pensamento e projeto na contemporaneidade.

 

Conteúdos Curriculares:

1. Arquitetura indígena e vernacular

2. Ocupação e formação da primeira rede de cidades

3. A arquitetura no Brasil Colônia

3.1. A relação entre lote urbano e tipologia residencial no Brasil colonial

3.2. Habitação e escravidão

3.3. Arquitetura Rural (Engenhos, fazendas de café, charqueadas)

3.4. Arquitetura Barroca no Brasil

3.5. Arquitetura das missões

4. A Missão Francesa e o Neoclassicismo no Brasil

4.1. Historicismo, Ecletismo e Tendências Modernas no Brasil (Art Nouveau, Neocolonial, Art Déco)

4.2. A arquitetura da imigração

5. Arquitetura Moderna

5.1. Semana de 22 e Gregori Warchavichik

5.2. A influência de Le Corbusier - Pavilhão do Brasil na Expo de NY e o edifício do MES

5.3. Pampulha

5.4. Edifícios habitacionais e edifícios públicos

5.5. Reidy, irmãos Roberto, Lúcio Costa, Niemeyer, Burle Marx, Rino Levi, Lina Bo Bardi, Villanova Artigas, Oswaldo Bratke, Sérgio Bernardes, Eduardo Longo, Paulo Mendes da Rocha, Sérgio Ferro

5.6. Brasília

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Auditório, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de metodologias inovadoras, visando o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem significativa.

 

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da arquitetura no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2015.

WAISMAN, Marina. O interior da história: historiografia arquitetônica para uso de latino-americanos. São Paulo: Perspectiva, 2013.

SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil 1900-0. São Paulo: USP, 2014.

 

Bibliografia Complementar

WEIMER, Gunther. Arquitetura popular brasileira. WMF Martins Fontes, 2012.

LENGEN, Johan Van. Arquitetura dos índios da Amazônia. São Paulo: B4, 2013.

MENDES, Chico; VERÍSSIMO, Chico; BITTAR, William. Arquitetura no Brasil: de Cabral a Dom João VI. Imperial Novo Milênio, 2011.

MENDES, Chico; VERÍSSIMO, Chico; BITTAR, William. Arquitetura no Brasil: de Dom João VI à Deodoro. Imperial Novo Milênio, 2007.

PLAZA ESCRIVÁ, José Maria. São Miguel das Missões: arte e cultura dos sete povos = San Miguel de las Missiones: arte y cultura de los Siete Pueblos. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2011.