Plano de Ensino

Arquitetura e Urbanismo

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Engenharias e Ciência da Computação

Disciplina: Sistemas Estruturais II-A

Código: 30-997

Carga Horária: 40h (Teórica: 60h)  (Prática: 20h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Estudo da flambagem. Dimensionamento de pilares e lajes. Sapatas isoladas e contínuas. Escadas.

 

Objetivos:

Aplicar conhecimentos específicos para dimensionamento e armação de lajes, pilares, vigas e sapatas, conhecendo modelos práticos utilizados em cálculo estrutural.

 

Conteúdos Curriculares:

1.1 Flambagem

1.2 Dimensionamento de pilares e detalhamento das armaduras

1.3 Dimensionamento de lajes e detalhamento das armaduras

1.4 Dimensionamento de sapatas e detalhamento das armaduras

1.5 Dimensionamento de lajes de escada e detalhamento das armaduras

 

Metodologia:

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Laboratório de informática, Sala de Aula, Biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de projetos referenciais, levantamento, registro e representação de elementos de estudo, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio de exercícios propostos em sala de aula.

 

Avaliação:

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.