DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Sistema de Estocagem e Distribuição Código: 30-586 Carga Horária: 80h Créditos: 04 Pré-Requisitos: 30-271
EMENTA Manuseio de materiais. Embalagens. Gestão de estoques. Metodologia Kanban. Gestão da cadeia de Distribuição. Gestão e estratégia de transportes.
OBJETIVOS A disciplina visa desenvolver no aluno habilidades para compreensão, interpretação e aplicação das técnicas acerca dos sistemas de estocagem e distribuição, a fim de analisar como o gerenciamento destas atividades é exercido na busca da garantia de um nível de serviço adequado à satisfação dos clientes nas organizações industriais e prestadoras de serviços. Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados: - Conhecer as terminologias utilizadas num sistema de estocagem; - Identificar os tipos de armazéns; - Determinar os tipos de estocagem; - Entender os conceitos e aplicabilidade da classificação ABC; - Conhecer, calcular e analisar os custos de estoque pelo Custeio Médio, FIFO e LIFO; - Avaliar os custos de armazenagem; - Avaliar a gestão de estoques em sistemas de produção puxada (Just-in-Time e Kanban) e híbridos (puxado e empurrado); - Conhecer as terminologias utilizadas no sistema Kanban de Produção e de Transferência; - Compreender, calcular e analisar os Lead Times, Estoques de Segurança, Demanda durante o lead time, ponto de pedido, tamanho do lote, lote econômico de compra e de produção/fabricação; - Calcular a quantidade de cartões Kanban para um sistema Kanban de transferência; - Conhecer e avaliar os modais e seus custos de distribuição; - Conhecer as terminologias utilizadas para a roteirização; - Conhecer, calcular e analisar os tipos de Problema de Roteamento de Veículos (PRV) e suas medidas de desempenho.
CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE DE ENSINO 01 – MANUSEIO DE MATERIAIS Apresentar os tipos, layouts e avaliações dos sistemas de armazenagem através do planejamento físico do armazém para recebimento, manuseio e separação de materiais. Desenvolver noções e conceituar os princípios dos sistemas de estocagem e sistemas de localização do estoque.
Atividade prática: Exercícios de fixação dos conteúdos da Unidade de Ensino 01.
TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.
UNIDADE DE ENSINO 02 – GESTÃO DE ESTOQUES Trabalhar com as técnicas de custeio de estoques e de armazenagem de modo definir as melhores estratégias para gestão de estoques. Desenvolver noções, conceituar os princípios e premissas da metodologia Kanban para auxiliar na redução dos custos logísticos da cadeia armazenagem, produção e distribuição. Atividade prática: Exercícios de fixação dos conteúdos da Unidade de Ensino 02.
TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.
UNIDADE DE ENSINO 03 – CADEIAS DE DISTRIBUIÇÃO Desenvolver noções e conceituar cadeias de distribuição de produtos buscando formas de definir e operacionalizar sistematicamente o acompanhamento e a avaliação de transporte e distribuição, visando a redução dos custos operacionais de toda cadeia de distribuição.
Atividade prática: Exercícios de fixação dos conteúdos da Unidade de Ensino 03. TDE 03 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.
UNIDADE DE ENSINO 04 – DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Trabalhar as características que influenciam no dimensionamento de um sistema de distribuição física de modo que se busque efetuar um planejamento da distribuição eficaz para a cadeia de suprimentos, minimizando os custos, cumprindo os prazos previstos com um enfoque no meio ambiente Atividade prática: Exercícios de fixação dos conteúdos da Unidade de Ensino 04. TDE 04 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares. A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, envolvendo resolução de exercícios, análise de artigos e/ou cases, aplicação de conceitos e técnicas e utilização de softwares específicos.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA DIAS, Marco Aurélio Pereira. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2012. 358 p. ISBN 9788522456178. BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 388 p. ISBN 9788522408740. BOWERSOX, Donald J. et al. Gestão logística de cadeias de suprimentos. Porto Alegre: AMGH, 2014. 455 p. ISBN 9788580553178.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR RODRIGUES, Alexandre et al., Logística empresarial: a perspectiva do Brasil, Porto Alegre: Bookman, 2006. CHING, H.Y. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada: supply chain. São Paulo: Atlas, 1999. CHRISTOPHER, Martin, Logística e gerenciamento da cadeia de Suprimentos. São Paulo: Pioneira, 1997. BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. 616 p. ISBN 9788536305912. CORREA, H. L. e I. G.N. GIANESI. Just In Time, Mrp II e Opt: um enfoque estratégico. São Paulo: Atlas, 1993. |