Plano de Ensino

Engenharia de Produção

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Tópicos Especiais em Processos de Fabricação

Código: 30-490

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h)  (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 2.000h

 

EMENTA:

Aços e ferros fundidos. Processos metalúrgicos de fabricação. Processos de usinagem. Processos de conformação.

 

OBJETIVOS

Conhecer, planejar, analisar e supervisionar os parâmetros operacionais envolvidos na fabricação de componentes, peças e produtos pelos processos de fundição. Conhecer, planejar, analisar e supervisionar os parâmetros operacionais envolvidos na fabricação de componentes, peças e produtos pelos processos de usinagem convencionais, analisando as necessidades produtivas e correlacionando as propriedades dos materiais com a capacidade de cada processo de usinagem. Conhecer, planejar, analisar e supervisionar os parâmetros operacionais envolvidos na fabricação de componentes, peças e produtos  pelos processos de conformação mecânica de materiais

metálicos

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – AÇOS E FERROS FUNDIDOS

Apresentar as diferenças entre os aços e ferros fundidos desde a obtenção até o processamento. Mostra a classificação dos aços e ferros fundidos em função das normas técnicas e correlacionar com suas propriedades metalúrgicas. Indicar as principais aplicações dos principais tipos de aços e ferros fundidos de utilização na indústria.

 

Atividade prática: Conforme conteúdo da Unidade de Ensino 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – PROCESSOS METALÚRGICOS DE FABRICAÇÃO

Processos de  fundição de metais. Moldes de areia e moldes permanentes. Fundição sobre pressão. Técnicas especiais de fundição. Mecanismos de sinterização e técnicas de metalurgia do pó.

 

Atividade prática: Conforme conteúdo da Unidade de Ensino 02.

TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – PROCESSOS DE USINAGEM

Introdução aos processos de usinagem com ferramentas de geometria definida. Caracterização das máquinas-ferramenta e das ferramentas de corte. Avaliação dos  parâmetros de entrada e saída do  processo. Tecnologia dos processos de usinagem por abrasão e operações de acabamento.  

Atividade prática: Conforme conteúdo da Unidade de Ensino 03.

TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO

Fundamentos básicos da teoria de plasticidade. Deformação dos metais. Corte cisalhado. Dobramento. Curvamento. Estampagem. Estampagem profunda. Repuxo. Forjamento. Trefilação. Laminação. Matrizes e ferramental necessários  a cada processo. Máquinas operatrizes necessárias à conformação dos metais.

 

Atividade prática: Conforme conteúdo da Unidade de Ensino 04.

TDE 03 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares. A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios, elaboração de relatórios, aplicação de conceitos e técnicas, e utilização de  softwares  e equipamentos específicos.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar  se as competências  propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, exercícios, seminários,  projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão  dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BALDAM, Roquemar De Lima, VIEIRA, Estefano Aparecido. Fundição - Processos E Tecnologias Correlatas. 1 ed. São Paulo: Erica, 2013.

MACHADO, Álisson Rocha. COELHO, Reginaldo Teixeira. Teoria da Usinagem dos Materiais. São Paulo: Editora Blucher, 2009.

HELMAN, Horacio; C ETLIN, Paulo Robertao.  Fundamentos da conformação mecânica dos metais. 2. ed. São Paulo: Artliber, 2005.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GUESSER, Wilson Luiz.  Propriedades mecânicas dos ferros  fundidos.  São Paulo: Edgard Blücher, 2012.

CHIAVERINI, Vicente. Aços e ferros fundidos: Características gerais, tratamentos térmicos, principais tipos. 7.ed. São Paulo: Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais, 2005.

FERRARESI, Dino. Usinagem dos metais. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.

RIZZO, ERNANDES MARCOS DA SILVEIRA.  Processos de laminação dos aços: uma introdução.  São Paulo: Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais, 2007.

BRITO, Osmar de. Técnicas e aplicações dos estampos de corte: punções, matrizes, espigas de fixação, placas de guia, limitadores, cunhas, estampos fechados, abertos e progressivos. São Paulo: Hemus, 2004.