Plano de Ensino

Engenharia de Produção

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Tópicos Especiais em Engenharia de Materiais

Código: 30-488

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h)  (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 30-264

 

EMENTA:

Diagramas de fases isomorfos. Diagramas de fases - binário. Diagrama Fe-Fe3C. Aços e ferros fundidos. Polímeros. Cerâmicos e materiais compostos. Ensaios mecânicos e ensaios não destrutivos dos materiais.

 

OBJETIVOS

Identificar e analisar as propriedades dos  materiais e suas aplicações. Ser capaz de realizar ensaios mecânicos para especificar, avaliar e determinar o comportamento e as propriedades dos materiais. Conhecer, avaliar e especificar ensaios para materiais em função de suas aplicações na engenharia. Conhecer propriedades dos materiais e seu comportamento. Conhecer e aplicar os principais tipos de ensaios não destrutivos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – DIAGRAMAS DE FASE ISOMORFOS E BINÁRIO

Apresentar os  diagramas de fase dos materiais metálicos Isomorfos e Binários  e mostrar a influência dos elementos de liga sobre o diagrama de fase.

 

Atividade prática: Conforme conteúdo da Unidade de Ensino 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – TRANSFORMAÇÃO DE FASE, DIAGRAMA FERRO-CARBONO E REAÇÕES

Apresentar o  diagrama ferro carbono detalhando os pontos de transição/transformações que ocorrem entre 0 e 2,11% de carbono. Apresentar alguns aspectos do fenômeno de solidificação dos aços. Apresentar as diferentes fases existentes principalmente nos aços a forma de obtenção delas e os efeitos do esfriamento e do aquecimento sobre a posição das linhas de transformação. Apresentar as curvas TTT.

 

Atividade prática: Conforme conteúdo da Unidade de Ensino 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – AÇOS E FERROS FUNDIDOS

Apresentar as diferenças entre os aços e ferros fundidos desde a obtenção até o processamento. Mostra a classificação dos aços e ferros fundidos em função das normas técnicas e correlacionar com suas propriedades metalúrgicas. Indicar as principais aplicações dos principais tipos de aços e ferros fundidos de utilização na indústria.

Atividade prática 02: Fazer o ensaio de Micrografia nos diferentes tipos de ferros fundidos disponíveis na região.

 

Atividade prática: Conforme conteúdo da Unidade de Ensino 03.

TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades de Ensino 01, 02 e 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – POLÍMEROS

Apresentar os tipos e classificações dos polímeros de aplicação na engenharia. Explorar os processos de fabricação dos mesmos e suas principais aplicações.

 

Atividade prática: Conforme conteúdo da Unidade de Ensino 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – MATERIAIS CERÂMICOS E COMPOSTOS

Apresentar os processos de fabricação dos materiais cerâmicos,  sua obtenção, classificação e aplicações na engenharia. Apresentar as propriedades  mecânicas dos materiais cerâmicos e eventuais ensaios mecânicos possíveis de serem utilizados para definição da resistência mecânica desses materiais. Apresentar os diferentes tipos de materiais compósitos ressaltando a integração as propriedades mecânicas obtidas na junção de diferentes materiais para a formação dos compósitos. Explorar os principais tipos e aplicações destes materiais compósitos.

 

Atividade prática: Conforme conteúdo da Unidade de Ensino 05.

TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades de Ensino 04 e 05.

 

UNIDADE DE ENSINO 06  –  ENSAIOS MECÂNICOS E ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS DOS

MATERIAIS

Explorar os principais ensaios mecânicos utilizados para obtenção das propriedades mecânicas e metalúrgicas dos materiais metálicos tais como: ensaio de tração; compressão; impacto; dureza; fadiga; torção e fluência. Conceituar os ensaios mecânicos não destrutivos, abordar os principais ensaios mecânicos não destrutíveis utilizados pela indústria metal mecânica tais como: Líquidos Penetrantes; Ultra-som; Raios X; Eletro-magnéticos entre outros.

Atividade prática: Conforme conteúdo da Unidade de Ensino 06.

TDE 03 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 06.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sociointeracionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo,  materiais concretos e softwares. A contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo  resolução de exercícios, elaboração de relatórios, aplicação de conceitos e técnicas, e utilização de  softwares  e equipamentos específicos.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação:  provas escritas, exercícios, seminários, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão  realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No  instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SOUZA, Sérgio Augusto de.  Ensaios mecânicos de materiais metálicos: fundamentos teóricos e práticos. 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2007.  

CALLISTER, William D. Fundamentos da ciência e engenharia de materiais: uma abordagem integrada. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

DAVIM, J. P.;  MAGALHÃES,  A. G.  Ensaios mecânicos e tecnológicos.  2ed. Porto: Publindústria, 2004.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

REED-HILL, Robert E.; ABBASCHIAN,  Reza.  Physical metalurgy principles. Boston: PWS Publishing Company, 1991.  

METALS HANDBOOK. Vol.4: Forming. 8. ed. United States: American Society for Metals, 1969.

GUESSER, Wilson Luiz.  Propriedades mecânicas dos ferros fundidos.  São Paulo: Blucher, 2009.

KUHN, Howard (Coord.). Mechanical testing and evaluation. United States: ASM International, 2000.  

SILVA, André Luis V.; MEI, Paulo Roberto. Aços e ligas especiais. 2.ed. Edgard Blucher, 2010.