Plano de Ensino

Engenharia Elétrica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Projeto Integrador EE - B

Código: 30-396

Carga Horária: 60h (Teórica: 30h) (Prática: 30h)

Créditos: 03

Pré-Requisitos: 2000h

 

EMENTA

Desenvolvimento e apresentação de projeto multidisciplinar e extensionista, integrando disciplinas do curso de Engenharia Elétrica.

 

OBJETIVOS

Desenvolver competências e habilidades às soluções de engenharia, de modo inovador, tecnológico, científico, empreendedor e interdisciplinar,  permitindo a integração teoria-prática, o trabalho em equipe e o aprendizado autônomo, bem como a construção de uma visão sistêmica à problematização e contextualização de problemas reais. Além disso, visa a  compreensão do papel do engenheiro eletricista no mercado de trabalho e a sua importância como agente transformador social.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe com a integração de conteúdos curriculares entre disciplinas do curso de Engenharia Elétrica.

 

METODOLOGIA

O Projeto Integrador - Engenharia Elétrica B será desenvolvido por meio da integração e aplicação prática de conteúdos da área de eletrônica e/ou eletrotécnica das disciplinas do semestre e anteriores, cujo tema será definido pelo Núcleo Docente Estruturante do curso em semestre anterior. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

AVALIAÇÃO

Em consonância ao Manual do Projeto Integrador dos Cursos de Graduação da URI – Modalidade Presencial (Resolução nº 2822/CUN/2020 da URI). O Coordenador de Projeto Integrador e o Professor de Projeto Integrador deverão adequar o processo de avaliação à proposta de cada semestre.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BALBINOT, A.; BRUSAMARELLO, V. J. Instrumentação e fundamentos de medidas. Rio de Janeiro: LTC, 2011. v. 1.

HART, D. W. Eletrônica de potência. São Paulo: McGraw-Hill, 2012. 

MONTICELLI, A.; GARCIA, A. Introdução a sistemas de energia elétrica. 2. ed. São Paulo: Unicamp, 2013.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALVES, J. L. Instrumentação, Controle e Automação de Processos. 2. ed. LTC, 2010.

CHAPMAN, S. J. Fundamentos de Máquinas Elétricas. 5. ed. São Paulo: McGraw Hill, 2013.

LATHI, B. P. Sinais e sistemas lineares. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.

KAGAN, N.; OLIVEIRA, C. C. B. de; ROBBA, E. J. Introdução aos sistemas de distribuição de energia elétrica. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2013.

OPPENHEIM, A. V.; SCHAFER, R.  W. Processamento em tempo discreto de sinais. 3. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. 

PINTO, M. de O. Energia elétrica: geração, transmissão e sistemas interligados. Rio de Janeiro: LTC, 2014.