Plano de Ensino

Engenharia Elétrica

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Circuitos Elétricos B

Código: 30-382

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h)

Créditos: 04

Pré-Requisitos: 30-378

 

EMENTA

Análise de regime permanente senoidal. Circuitos de corrente alternada. Cálculos de potência em regime permanente senoidal. Circuitos trifásicos e cálculos de potência trifásica.

 

OBJETIVOS

A disciplina tem por objetivo desenvolver habilidades para analisar circuitos de corrente alternada, ressonantes, trifásicos equilibrados e desequilibrados e magneticamente acoplados, aplicando teoremas e métodos de análise em circuitos de corrente alternada para interpretar o comportamento de corrente, tensão e potência complexa, a fim de capacitar o egresso para resolver problemas de aplicação na área da engenharia.

Para atender estas competências, elencam-se alguns objetivos específicos:

- Compreender e aplicar teoremas e métodos para análise de circuitos em corrente alternada, bem como, compreender conexões trifásicas, realizar cálculos de potência, e aplicar correção do fator de potência.

- Interpretar problemas teóricos e aplicados com o auxílio de ferramentas computacionais para validação dos conteúdos abordados, visando a solução de problemas reais, prático-aplicados, experimentais e teóricos com as devidas análises e discussão dos dados.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – ANÁLISE DE REGIME PERMANENTE SENOIDAL

Esta unidade visa trabalhar com fontes senoidais e seus efeitos sobre o comportamento do circuito, fasores, valores RMS, forma polar e retangular.

 

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – ANÁLISE DE CIRCUITOS EM CORRENTE ALTERNADA

Esta unidade visa estudar fontes dependentes, transformação Δ-Y, empregar teoremas e métodos de análise de circuitos em corrente alternada, sendo eles: Método de análise das malhas e Métodos dos nós; Teorema da Superposição; Teoremas de Thévenin e Norton; Método da Máxima Transferência de potência.

 

Atividade Prática: Realização de atividades de simulação em software, prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – CÁLCULOS DE POTÊNCIA EM REGIME PERMANENTE SENOIDAL

Esta unidade visa trabalhar com conceitos de potência em circuitos de corrente alternada: potência instantânea, ativa, reativa, complexa e fator de potência.

 

Atividade Prática: Realização de atividades práticas em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino  03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – CÁLCULOS DE POTÊNCIA EM REGIME PERMANENTE SENOIDAL

Esta unidade visa trabalhar com conceitos de potência em circuitos de corrente alternada: potência instantânea, ativa, reativa, complexa e fator de potência.

 

Atividade Prática: Realização de atividades práticas em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino  04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – CIRCUITOS TRIFÁSICOS

Esta unidade visa trabalhar com a análise de circuitos trifásicos equilibrados e desiquilibrados, realizar cálculos de potência média, reativa e complexa para circuitos trifásicos.

 

Atividade Prática: Realização de atividades prática em laboratório e resolução de listas de exercícios para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), e a ativa. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, a contextualização das atividades práticas será direcionadas em laboratório e softwares de simulação. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos (TDE) no total de 20h, envolvendo pesquisas bibliográficas, resolução de exercícios, projetos direcionados com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados à área de circuitos elétricos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios, estudo de casos, atividades de laboratório e relatórios.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências técnicas, cognitivas e comportamentais propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e TDE’s (20% da nota). 

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito o valor de cada questão.

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOYLESTAD, R. L. Introdução à análise de circuitos. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

IRWIN, J. D.; NELMS, R. M. Análise básica de circuitos para engenharia. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

JOHNSON, J. R. Fundamentos de análise de circuitos elétricos. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALBUQUERQUE, R. O. Análise de circuitos em corrente alternada. 2. ed. São Paulo: Érica, 2014. 

BURIAN JR., Y.; LYRA, A. C. C.Circuitos Elétricos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

GUSSOW, M. Eletricidade básica. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2011.

MARKUS, O. Circuitos elétricos: corrente contínua e corrente alternada: teoria e exercícios. 9. ed. rev. São Paulo: Érica, 2013.

NILSSON, J. W.; RIEDEL, S. A. Circuitos Elétricos. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2014.