DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Eletrotécnica Código: 30-239 Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (Prática: 10h) Créditos: 02
EMENTA Sistemas de energia. Circuitos de Corrente Contínua. Circuitos em Corrente Alternada. Máquinas elétricas. Introdução a Instalações elétricas em Baixa Tensão. Dispositivos de proteção e comandos elétricos.
OBJETIVOS Ao final da disciplina o aluno deve ser capaz de atingir, total ou parcialmente, as seguintes competências: - Compreender como é feita a geração, transmissão, distribuição e consumo de energia no Brasil e como está relacionada ao cenário mundial; - Solucionar problemas físicos numéricos de associação de resistências elétricas e consumo de potência em circuitos com associação de cargas em série, paralelo e mistas; - Solucionar Problemas teóricos de circuitos com cargas Resistivas, Indutivas e Capacitivas, entender o conceito de Fator de Potência; - Entender sistema trifásico de tensão, sendo capaz de calcular consumo e potência de sistemas trifásicos; - Conhecer conceitos básicos de máquinas elétricas, tais como: transformadores, motores e geradores; - Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, através de trabalhos teóricos e práticos.
CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE DE ENSINO 01 - INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE ENERGIA Entender como se desenvolve o sistema elétrico brasileiro, relacionando com o sistema elétrico mundial. Trabalhar os conceitos de geração, transmissão, distribuição e consumo, relacionando com o sistema que temos em nossa região.
Atividades Práticas: Experimentos em laboratório envolvendo o tema de sistemas de energia, conhecendo os principais equipamentos e grandezas envolvidas. TDE 01: Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.
UNIDADE DE ENSINO 02 – CIRCUITOS E ASSOCIAÇÂO DE CARGAS RESISTIVAS Desenvolver os conceitos básicos de circuitos, incluindo cálculo referente a associação de resistências elétricas e consumo de potência em circuitos com associação de cargas em série, paralelo e mistas. Relacionar estes cálculos com circuitos utilizados em situações cotidianas;
Atividades Práticas: Experimentos em laboratório envolvendo a associação de resistores e cálculos de potência. Resolução de exercícios teóricos envolvendo circuitos. TDE 02: Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.
UNIDADE DE ENSINO 03 – CIRCUITOS COM CARGAS INDUTIVAS, CAPACITIVAS e RESISTIVAS – CÁLCULO DO FATOR DE POTÊNCIA
Trabalhar os conceitos de cargas indutivas, capacitivas e resistivas, relacionar com ligações existentes em ambiente industrial e comercial. Estudar formas de onda e fasores para entender o conceito de fator de potência e correção do mesmo. Realizar cálculos de correção de fator de potência.
Atividades Práticas: Experimentos em laboratório envolvendo circuitos RLC. Resolução de exercícios teóricos envolvendo circuitos RLC. TDE 03: Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.
UNIDADE DE ENSINO 04 – SISTEMA TRIFÀSICO Desenvolver os conceitos básicos do sistema trifásico de distribuição de energia, estudando formas de ondas, fasores, cálculo de potência, e consumo em sistemas trifásicos.
Atividades Práticas: Resolução de exercícios teóricos envolvendo circuitos trifásicos. TDE 04: Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 04.
UNIDADE DE ENSINO 05 – MÁQUINAS ELÉTRICAS Desenvolver os conceitos básicos referente aos transformadores, motores e geradores elétricos, entender os princípios de funcionamento e características importantes relacionadas aos equipamentos, aprender as informações necessárias para ligação e dimensionamento das máquinas elétricas.
Atividades Práticas: Experimentos em laboratório envolvendo análise e ligação de motores. Resolução de exercícios teóricos envolvendo transformadores e motores. TDE 05: Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 05.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia, como projetores de imagem e vídeo, e materiais concretos. A contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, podendo envolver resolução de exercícios e problemas reais, entre outros, por meio da aplicação dos conceitos trabalhados e inerentes à área da Construção Civil.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média final (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida e/ou peer instruction ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA GUSSOW, Milton. Eletricidade básica. São Paulo: Makron Books, 2007. COTRIM, Ademaro M.B. Manual de instalações elétricas. 5.ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008. CREDER, Hélio. Instalações elétricas. 15.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. IRWIN, J. David. Análise básica de circuitos para engenharia. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR NISKIER, Julio; MACINTYRE, A. Joseph. Instalações elétricas. 5.ed.Rio de Janeiro: LTC, 2008. MAMEDE FILHO, João. Instalações elétricas industriais. 7.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. MEIRELES, V. Cancela. Circuitos elétricos. Rio de Janeiro: LTC, 2007. BESSONOV, L.; KUZNETSOV, Boris (Trad.). Applied electricity for engineers. Moscou: Mir Publishers, 1973.
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