URI Erechim

Área de Graduação

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: Psicologia da Aprendizagem I A

Código: 70-987

Carga Horária: 40h Teórica: 30h TDE: 10h

N° de Créditos: 02

 

EMENTA:

Estudo da conceituação da aprendizagem e de desenvolvimento; aprendizagem e construção do conhecimento. Teorias em psicologia da aprendizagem: comportamental, humanista, psicanalítica, psicogenética e histórico-cultural. O processo de ensinar e de aprender.

 

OBJETIVOS:

  • ?Identificar e compreender as teorias da aprendizagem e suas relações com a educação.
  • ?Compreender os processos cognitivos e suas inter-relações com as outras dimensões do aprender.
  • ?Instrumentalizar os alunos para pensar o cotidiano escolar à luz das teorias da aprendizagem.
  • ?Abordar as questões clássicas da Psicologia da Aprendizagem (motivação, retenção e transferência) sob prisma dos conceitos de práxis e aprendizagem significativa.

 

CONTEÚDO CURRICULAR:

Unidade 1 - Aprendizagem: conceituação e características.

Unidade 2 - Análise do Comportamento aplicada à Aprendizagem (Skinner).

Unidade 3 - Abordagem sociocultural da aprendizagem - Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire).

Unidade 4 - Epistemologia Genética (Piaget).

Unidade 5 - Teoria sócio histórica (Vygotsky).

Unidade 6 - Teoria psicogenética da aprendizagem (Wallon).

Unidade 7 - Aprendizagem sob a ótica da Psicologia Humanista (Rogers). Psicanálise e educação.

Unidade 8 - Aprendizagem Verbal Significativa (Ausubel).

Unidade 9 - Teoria das inteligências múltiplas (Gardner).

Unidade 10 - Dificuldades/problemas da aprendizagem. Educação inclusiva.

 

METODOLOGIA:

Explicações, questionamentos, discussão, dramatização, mapas conceituais, cartaz, filme, seminário, com objetivo de construção do conhecimento para ação. O TDE será trabalhado através de, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras e vídeos.

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação consistirá na aplicação de provas, trabalhos em grupo, discussões baseadas em textos específicos e realização de tarefas. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.  

FOULIN, J. N.; MOUCHON, S. Psicologia da educação. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 2000.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 2. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1990.  

 

Bibliografia Complementar

COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da Educação. v. 2. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1996.  

GOULART, I. B. Psicologia da educação: fundamentos teóricos, aplicação à prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2002.  

POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: M. Fontes, 2002.  

WARDSWORTH, B. J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. São Paulo: Pioneiras, 1996.