Departamento de Ciências Humanas Disciplina: Psicologia da Aprendizagem I A Código: 70-987 Carga Horária: 40h Teórica: 30h TDE: 10h N° de Créditos: 02
EMENTA: Estudo da conceituação da aprendizagem e de desenvolvimento; aprendizagem e construção do conhecimento. Teorias em psicologia da aprendizagem: comportamental, humanista, psicanalítica, psicogenética e histórico-cultural. O processo de ensinar e de aprender.
OBJETIVOS:
CONTEÚDO CURRICULAR: Unidade 1 - Aprendizagem: conceituação e características. Unidade 2 - Análise do Comportamento aplicada à Aprendizagem (Skinner). Unidade 3 - Abordagem sociocultural da aprendizagem - Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire). Unidade 4 - Epistemologia Genética (Piaget). Unidade 5 - Teoria sócio histórica (Vygotsky). Unidade 6 - Teoria psicogenética da aprendizagem (Wallon). Unidade 7 - Aprendizagem sob a ótica da Psicologia Humanista (Rogers). Psicanálise e educação. Unidade 8 - Aprendizagem Verbal Significativa (Ausubel). Unidade 9 - Teoria das inteligências múltiplas (Gardner). Unidade 10 - Dificuldades/problemas da aprendizagem. Educação inclusiva.
METODOLOGIA: Explicações, questionamentos, discussão, dramatização, mapas conceituais, cartaz, filme, seminário, com objetivo de construção do conhecimento para ação. O TDE será trabalhado através de, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras e vídeos.
AVALIAÇÃO: A avaliação consistirá na aplicação de provas, trabalhos em grupo, discussões baseadas em textos específicos e realização de tarefas. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
|
Bibliografia Básica LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. FOULIN, J. N.; MOUCHON, S. Psicologia da educação. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 2000. PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 2. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1990.
Bibliografia Complementar COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da Educação. v. 2. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1996. GOULART, I. B. Psicologia da educação: fundamentos teóricos, aplicação à prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2002. POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002. VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: M. Fontes, 2002. WARDSWORTH, B. J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. São Paulo: Pioneiras, 1996. |