Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Gestão e Políticas Públicas na Educação Código: 70-989 Carga Horária: 80h Teórica: 40h Prática: 20h TDE: 20h N° de Créditos: 04
EMENTA: Estudo e análise do sistema educacional brasileiro à luz da Gestão educacional, estabelecendo relações entre a gestão, o Projeto Político-Pedagógico, o planejamento de ensino e a avaliação da Gestão e do Projeto num sentido mais global. Teorias da Administração e gestão educacional. Escola, gestão e projeto político da escola. A organização do trabalho escolar: linguagem, tempo, espaço.
OBJETIVOS: Estudar o sistema educacional brasileiro à luz da Gestão educacional, estabelecendo relações entre a gestão, o Projeto Político-Pedagógico, o planejamento de ensino e a avaliação da Gestão e do Projeto num sentido mais global, a fim de compreender o processo educacional em sua integralidade. Refletir os planos atuais de educação partindo dos determinantes contextuais e históricos em relação às diferentes políticas educacionais adotadas nas diferentes esferas, níveis e modalidades de ensino. Analisar contextualmente propósitos adoção de políticas e promulgação das diferentes legislações educacionais, avaliando seu impacto nacional, bem como as consequências práticas atuais e possíveis no futuro. Examinar o papel da educação/educador sob o ponto de vista estrutural político da educação.
CONTEÚDO CURRICULAR: Unidade 1 – Gestão na Educação Gestão educacional: paradigmas atuais Aspectos históricos da organização da Educação brasileira, seus fundamentos, princípios, finalidades e objetivos. As dimensões políticas, históricas e relações sociais de produção e de educação.
Unidade 2 - Gestão na Educação A estrutura do ensino e seus desdobramentos; A escola pública e seus mecanismos; A estrutura da educação básica e superior no Brasil
Unidade 3 - Gestão na Educação Projeto político-pedagógico enquanto instrumento de organização da instituição de ensino Projeto político-pedagógico no contexto do planejamento de ensino: possibilidades emancipatórias Avaliação no contexto do Projeto político-pedagógico: repensando ações.
Unidade 4 – Políticas Publicas na Educação A Política de Educação ao longo do processo histórico nacional. A legislação de ensino: implicações políticas, histórico-estruturais, a relação público-privado e perspectivas atuais.
Unidade 5 – Políticas Publicas na Educação Inserção no Cotidiano Escolar da Educação Básica; Tendências em políticas educacionais e seus impactos sociais e direitos humanos
Unidade 6 – Legislação Educacional LDB: a organização da educação nacional e níveis e modalidades de ensino. Parâmetros Curriculares Nacionais. Propostas Curriculares estaduais e municipais; Base Nacional Curricular Comum e documentos estaduais (RCG) e municipais (DOM)
METODOLOGIA: As aulas serão teórico-práticas, tendo como base a ação-reflexão. Utilizar-se-á de recursos audiovisuais como: retroprojetor, projetor de slides, apostilas, artigos, livros. Ainda, estudos dirigidos e visitas técnicas de observação em instituições escolares, elaboração de relatórios, leituras, discussão em forma de seminários, reuniões. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
AVALIAÇÃO: A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo, autoavaliação e/ou avaliação mútua e permanente da prática educativa por professores e alunos, entrevistas livres, debates, análise de depoimentos, observações, análise documental, dentre outros. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
|
Bibliografia Básica ANDREOTTI, A. L.; LOMBRADI, J. C; MINTO, L. W. História da administração escolar no Brasil: do diretor ao gestor. Campinas (SP): Alínea, 2010. LIBÂNEO, J. C. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortês, 2006. PARO, V. H. Gestão Democrática na Escola Pública. São Paulo: Ática, 1997.
Bibliografia Complementar HORA, D. L. Gestão democrática na escola: artes e ofícios da participação coletiva. Campinas, SP: Papirus .1998. LÜCK, H. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. Vol. V, Série Cadernos de Gestão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. LÜCK, H. Perspectivas da avaliação institucional da escola. Vol.VI, Série Cadernos de Gestão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. VEIGA, I. Quem sabe faz a hora de construir o projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2007. VEIGA, I. P. A. As dimensões do Projeto Político-Pedagógico. 5ed. Campinas: Papirus, 2007. |