Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Gestão e Políticas Públicas na Educação

Código: 70-989

Carga Horária: 80h Teórica: 40h Prática: 20h TDE: 20h

N° de Créditos: 04

 

EMENTA:

Estudo e análise do sistema educacional brasileiro à luz da Gestão educacional, estabelecendo relações entre a gestão, o Projeto Político-Pedagógico, o planejamento de ensino e a avaliação da Gestão e do Projeto num sentido mais global. Teorias da Administração e gestão educacional. Escola, gestão e projeto político da escola. A organização do trabalho escolar: linguagem, tempo, espaço.

 

OBJETIVOS:

Estudar o sistema educacional brasileiro à luz da Gestão educacional, estabelecendo relações entre a gestão, o Projeto Político-Pedagógico, o planejamento de ensino e a avaliação da Gestão e do Projeto num sentido mais global, a fim de compreender o processo educacional em sua integralidade.

Refletir os planos atuais de educação partindo dos determinantes contextuais e históricos em relação às diferentes políticas educacionais adotadas nas diferentes esferas, níveis e modalidades de ensino.

Analisar contextualmente propósitos adoção de políticas e promulgação das diferentes legislações educacionais, avaliando seu impacto nacional, bem como as consequências práticas atuais e possíveis no futuro.

Examinar o papel da educação/educador sob o ponto de vista estrutural político da educação.

 

CONTEÚDO CURRICULAR:

Unidade 1 – Gestão na Educação

Gestão educacional: paradigmas atuais

Aspectos históricos da organização da Educação brasileira, seus fundamentos, princípios, finalidades e objetivos.

As dimensões políticas, históricas e relações sociais de produção e de educação.

 

Unidade 2 - Gestão na Educação

A estrutura do ensino e seus desdobramentos;

A escola pública e seus mecanismos;

A estrutura da educação básica e superior no Brasil

 

Unidade 3 - Gestão na Educação

Projeto político-pedagógico enquanto instrumento de organização da instituição de ensino

Projeto político-pedagógico no contexto do planejamento de ensino: possibilidades emancipatórias

Avaliação no contexto do Projeto político-pedagógico: repensando ações.

 

Unidade 4 – Políticas Publicas na Educação

A Política de Educação ao longo do processo histórico nacional.

A legislação de ensino: implicações políticas, histórico-estruturais, a relação público-privado e perspectivas atuais.

 

Unidade 5 – Políticas Publicas na Educação

Inserção no Cotidiano Escolar da Educação Básica;

Tendências em políticas educacionais e seus impactos sociais e direitos humanos

 

 

Unidade 6 – Legislação Educacional

LDB: a organização da educação nacional e níveis e modalidades de ensino.

Parâmetros Curriculares Nacionais.

Propostas Curriculares estaduais e municipais;

Base Nacional Curricular Comum e documentos estaduais (RCG) e municipais (DOM)

 

METODOLOGIA:

 As aulas serão teórico-práticas, tendo como base a ação-reflexão. Utilizar-se-á de recursos audiovisuais como: retroprojetor, projetor de slides, apostilas, artigos, livros. Ainda, estudos dirigidos e visitas técnicas de observação em instituições escolares, elaboração de relatórios, leituras, discussão em forma de seminários, reuniões. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo, autoavaliação e/ou avaliação mútua e permanente da prática educativa por professores e alunos, entrevistas livres, debates, análise de depoimentos, observações, análise documental, dentre outros.  Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ANDREOTTI, A. L.; LOMBRADI, J. C; MINTO, L. W. História da administração escolar no Brasil: do diretor ao gestor. Campinas (SP): Alínea, 2010.

LIBÂNEO, J. C. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortês, 2006.

PARO, V. H. Gestão Democrática na Escola Pública. São Paulo: Ática, 1997.  

 

Bibliografia Complementar

HORA, D. L. Gestão democrática na escola: artes e ofícios da participação coletiva. Campinas, SP: Papirus .1998.

LÜCK, H. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. Vol. V, Série Cadernos de Gestão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

LÜCK, H.  Perspectivas da avaliação institucional da escola. Vol.VI, Série Cadernos de Gestão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

VEIGA, I. Quem sabe faz a hora de construir o projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2007.

VEIGA, I. P. A. As dimensões do Projeto Político-Pedagógico. 5ed. Campinas: Papirus, 2007.