Plano de Ensino

Educação Física Licenciatura

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA: ASPECTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Código: 70-988   

Carga Horária: 80h  Teórica: 40h      Prática: 20h      TDE: 20h

N° de Créditos: 04

 

Ementa  

A Formação de professores e a qualificação da educação. Os saberes docentes e o ser professor. A escola enquanto espaço interdisciplinar de atuação docente. A Educação como objeto de análise sociológica. A Escola como instituição social. Continuidades e rupturas do processo educacional. A dimensão sociológica das trajetórias escolares e a preparação para a Docência mergulhada neste contexto.  

 

Objetivos

Esta disciplina busca fornecer ao estudante, um conjunto de leituras e reflexões sociológicas acerca da educação, em suas mais distintas manifestações históricas concretas e à luz de algumas perspectivas e orientações epistemológicas que sirvam de base para a sua preparação como docente.  

?  Oportunizar o contato com teóricos e estudiosos da formação e dos saberes docentes, permitindo construir fundamentos consistentes para o processo de ser professor.

?   Discutir a Educação, escola e sociedade – na qual se pretende explorar as contribuições seminais da sociologia francesa e norte-americana, em particular o estrutural-funcionalismo e os referenciais bourdiesianos;  

?  Analisar a Educação, escola e currículo – através da qual se busca compreender algumas das principais formulações acerca da construção curricular;

?  Estudar a Sociologia / Ciências Sociais na Educação Básica – na qual apresentaremos de forma panorâmica a trajetória da inclusão da disciplina de Sociologia na educação básica no Brasil.

 

Conteúdo Curricular

Unidade 1 – Educação, Escola e Sociedade.  

?  A formação do professor;

?  Os saberes docentes.

?  O espaço escolar e a profissão professor.

?  Papel Social da escola e o compromisso com a formação humana

 

Unidade 2 - Educação, Escola e Sociedade.

?  Sociologia e Educação  

?  Educação: a concepção de Durkheim.

?  Do Funcionalismo ao Funcionalismo Estrutural: a concepção de Talcott Parsons.

?  Divisão das gerações e reprodução da dominação burguesa: Baudelot e Establet.

 

Unidade 3 - Educação, Escola e Sociedade.

?  Reprodução das relações de dominação: Bowles e Gintis  

?  A reprodução segundo Bourdieu e Passeron

 

Unidade 4 - Educação, Escola e Currículo.

?  Teorias ou discursos sobre currículo?

?  Teorias Tradicionais  

?  Teorias Críticas

 

Unidade 5 - Educação, Escola e Currículo.

?  Teorias Pós-Críticas  

?  Currículo: Saber, poder e identidade.

 

Unidade 6 - Educação e Estudos Sociológicos no Brasil

?  Escolaridade e desigualdades sociais  

?  Escola e violência  

 

Unidade 7 - Educação e Estudos Sociológicos no Brasil

?  Escola e professor: trabalho e profissão

?  Políticas educacionais

 

Unidade 8 - Sociologia / Ciências Sociais e Educação Básica

?  Trajetória da disciplina no currículo da Educação Básica

?  Intermitência e Insulamento Acadêmico  

 

Unidade 9 - Sociologia / Ciências Sociais e Educação Básica

?  Os textos oficiais / legais

?  Mecanismos de avaliação em larga escala  

 

Unidade 10 - Sociologia / Ciências Sociais e Educação Básica

?  PNLD e o conjunto dos materiais didáticos

?  O repertório temático da disciplina

 

Metodologia

As aulas serão teórico-práticas utilizando-se de recursos audiovisuais como: retroprojetor, projetor de slides, apostilas, artigos, livros. Ainda, estudos dirigidos e visitas técnicas de observação em instituições escolares, discussão em forma de seminários, reuniões, participação em seções públicas da esfera administrativa municipal, (prefeitura, câmera de vereadores, secretarias e departamentos).  

O TDE será trabalhado através de estudos teóricos, exercícios e trabalhos relativos a atividades

de estudo, fóruns de discussão e leituras.

 

Avaliação

O processo  avaliativo será contínuo, permanente e reflexivo, pautado pelos critérios constantes no regimento, compreende de provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

Bibliografia Básica

ALVES, N. (Org.) Formação de professores: pensar e fazer. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

IMBERNÓN, F.  Formação permanente do professorado: novas tendências.  São Paulo: Cortez, 2009.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

 

Bibliografia Complementar

DEMO, P. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre, RS: Mediação, 2004.

FAZENDA, I. (Org). Didática e interdisciplinaridade. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 1998.

MARQUES, M. O. A formação do profissional da educação. 5. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2006.

NÓVOA, A. (Org). Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 1992.

PAVIANI, J.  Interdisciplinaridades: conceito e distinções. Caxias do Sul, RS: Educs; Porto Alegre: Edições Pyr, 2005.