Departamento de Ciências Humanas Disciplina: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA: ASPECTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Código: 70-988 Carga Horária: 80h Teórica: 40h Prática: 20h TDE: 20h N° de Créditos: 04
Ementa A Formação de professores e a qualificação da educação. Os saberes docentes e o ser professor. A escola enquanto espaço interdisciplinar de atuação docente. A Educação como objeto de análise sociológica. A Escola como instituição social. Continuidades e rupturas do processo educacional. A dimensão sociológica das trajetórias escolares e a preparação para a Docência mergulhada neste contexto.
Objetivos Esta disciplina busca fornecer ao estudante, um conjunto de leituras e reflexões sociológicas acerca da educação, em suas mais distintas manifestações históricas concretas e à luz de algumas perspectivas e orientações epistemológicas que sirvam de base para a sua preparação como docente. ? Oportunizar o contato com teóricos e estudiosos da formação e dos saberes docentes, permitindo construir fundamentos consistentes para o processo de ser professor. ? Discutir a Educação, escola e sociedade – na qual se pretende explorar as contribuições seminais da sociologia francesa e norte-americana, em particular o estrutural-funcionalismo e os referenciais bourdiesianos; ? Analisar a Educação, escola e currículo – através da qual se busca compreender algumas das principais formulações acerca da construção curricular; ? Estudar a Sociologia / Ciências Sociais na Educação Básica – na qual apresentaremos de forma panorâmica a trajetória da inclusão da disciplina de Sociologia na educação básica no Brasil.
Conteúdo Curricular Unidade 1 – Educação, Escola e Sociedade. ? A formação do professor; ? Os saberes docentes. ? O espaço escolar e a profissão professor. ? Papel Social da escola e o compromisso com a formação humana
Unidade 2 - Educação, Escola e Sociedade. ? Sociologia e Educação ? Educação: a concepção de Durkheim. ? Do Funcionalismo ao Funcionalismo Estrutural: a concepção de Talcott Parsons. ? Divisão das gerações e reprodução da dominação burguesa: Baudelot e Establet.
Unidade 3 - Educação, Escola e Sociedade. ? Reprodução das relações de dominação: Bowles e Gintis ? A reprodução segundo Bourdieu e Passeron
Unidade 4 - Educação, Escola e Currículo. ? Teorias ou discursos sobre currículo? ? Teorias Tradicionais ? Teorias Críticas
Unidade 5 - Educação, Escola e Currículo. ? Teorias Pós-Críticas ? Currículo: Saber, poder e identidade.
Unidade 6 - Educação e Estudos Sociológicos no Brasil ? Escolaridade e desigualdades sociais ? Escola e violência
Unidade 7 - Educação e Estudos Sociológicos no Brasil ? Escola e professor: trabalho e profissão ? Políticas educacionais
Unidade 8 - Sociologia / Ciências Sociais e Educação Básica ? Trajetória da disciplina no currículo da Educação Básica ? Intermitência e Insulamento Acadêmico
Unidade 9 - Sociologia / Ciências Sociais e Educação Básica ? Os textos oficiais / legais ? Mecanismos de avaliação em larga escala
Unidade 10 - Sociologia / Ciências Sociais e Educação Básica ? PNLD e o conjunto dos materiais didáticos ? O repertório temático da disciplina
Metodologia As aulas serão teórico-práticas utilizando-se de recursos audiovisuais como: retroprojetor, projetor de slides, apostilas, artigos, livros. Ainda, estudos dirigidos e visitas técnicas de observação em instituições escolares, discussão em forma de seminários, reuniões, participação em seções públicas da esfera administrativa municipal, (prefeitura, câmera de vereadores, secretarias e departamentos). O TDE será trabalhado através de estudos teóricos, exercícios e trabalhos relativos a atividades de estudo, fóruns de discussão e leituras.
Avaliação O processo avaliativo será contínuo, permanente e reflexivo, pautado pelos critérios constantes no regimento, compreende de provas teóricas e trabalhos individuais e em grupo. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
Bibliografia Básica ALVES, N. (Org.) Formação de professores: pensar e fazer. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2002. IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Bibliografia Complementar DEMO, P. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre, RS: Mediação, 2004. FAZENDA, I. (Org). Didática e interdisciplinaridade. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 1998. MARQUES, M. O. A formação do profissional da educação. 5. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2006. NÓVOA, A. (Org). Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 1992. PAVIANI, J. Interdisciplinaridades: conceito e distinções. Caxias do Sul, RS: Educs; Porto Alegre: Edições Pyr, 2005. |